Uma casa abandonada tem gerado incômodo e indignação entre moradores do Residencial Cidade Nova, em Maringá. Fechado há cerca de um ano, o imóvel fica na Rua Pioneiro Rafael Fenato e, segundo vizinhos, há meses não recebe qualquer tipo de manutenção.
Cristina Mayumi Asano, que mora nas proximidades, relata que, ao longo de todo o ano passado, apenas uma vez uma pessoa esteve no local para realizar a limpeza. A situação, segundo ela, ficou insustentável no fim do ano, quando passaram a jogar lixo em frente ao imóvel.
“Além de muito mato, agora tem lixo e fezes de animais que vão se acumulando, gerando mau cheiro e impossibilitando o acesso à calçada. Nem meu cachorro quer mais passar por lá quando estamos passeando pelo bairro”, afirma.
Diante do problema, a moradora formalizou um pedido de providências à prefeitura. Em 19 de dezembro de 2025, ela protocolou a solicitação e, desde então, aguarda que a limpeza seja realizada.
“Desde dezembro, a única atualização do meu pedido foi a informação de que a vistoria foi realizada, mas a execução do serviço, que é o que importa, continua pendente”, relata.
Em nota, a Secretaria de Limpeza Urbana informou que o proprietário foi notificado devido à falta de conservação do imóvel e que o prazo para a realização da limpeza ainda está vigente.
A pasta destacou ainda que, caso o prazo estabelecido termine sem que a limpeza seja efetuada, o município poderá executar os serviços necessários e, posteriormente, cobrar os custos do proprietário.
As taxas devidas e a aplicação de multa variam entre R$ 590 e R$ 45 mil, conforme a área do imóvel. GMConline

إرسال تعليق