Após acidente, Avenida Itororó vai ganhar radar de velocidade; delegado diz que houve negligência da condutora

 


O acidente na Avenida Itororó em Maringá que causou a morte do médico Fábio Tokunaga, de 52 anos, está sendo apurado em inquérito da Delegacia de Trânsito. Para o delegado Francisco Caricati, responsável pelo caso, as imagens revelam que a motorista do BYD envolvido no acidente provocou a batida ao invadir a pista em que o médico trafegava.


“O veículo do médico teve a trajetória interceptada quando o outro carro entrou na pista sem observar o trânsito. É um exemplo claro de negligência que caracteriza homicídio culposo. Quem faz uma manobra assim precisa se certificar de que não há veículos se aproximando”, diz.


A velocidade em que o carro do médico estava será um dado incluído no inquérito e pode ser considerada uma culpa concorrente, mas para o delegado não foi determinante no aspecto criminal.


“A gente vai fazer essa análise, mas, no caso criminal, isso não importa muito, porque a ação do outro veículo ao interceptar a trajetória daquele carro foi a causa determinante do acidente. Mesmo que considerássemos uma velocidade excessiva, se o outro veículo não tivesse entrado na via naquele momento, tudo teria seguido dentro do risco normal, sem qualquer anormalidade”, afirma.


Mesmo assim, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) anunciou que irá antecipar a instalação de um radar no local do acidente. De acordo com o secretário Luciano Brito, a instalação da fiscalização eletrônica já havia sido feita em um dos lados da via. “A via está bem sinalizada, com sinalização horizontal, vertical e velocidade adequada. Por isso, é importante que todos estejam atentos. Fica o alerta aos condutores: nada é mais importante que a vida”, diz.


O acidente na Itororó trouxe à tona um outro debate no trânsito: os carros que estacionam nas esquinas, dificultando a visibilidade dos motoristas que precisam acessar as ruas e avenidas. “Todas as vezes que as pessoas estacionam muito perto da esquina, elas prejudicam a visibilidade de quem está fazendo o cruzamento. A Semob está atenta e intensificando as fiscalizações. Fica também um alerta para que todos os motoristas obedeçam à sinalização vertical da via”, afirma o secretário.


O nome da condutora envolvida no acidente na Avenida Itororó não foi divulgado. A defesa dela disse que a cliente está profundamente abalada com o ocorrido. GMConline

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem