O grupo Pátria venceu nesta quinta-feira, 30, o leilão do Lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná, realizado na Bolsa de Valores do Brasil (B3), em São Paulo. A proposta apresentou um desconto de 23,83% sobre a tarifa básica de pedágio. Como o desconto oferecido ultrapassa os 18%, a concessionária fará ainda um aporte adicional de mais de R$ 399,4 milhões para investimentos futuros.
O Lote 5 prevê R$ 6,7 bilhões em obras e melhorias e R$ 5,2 bilhões em despesas operacionais ao longo de 30 anos, abrangendo 433 quilômetros de rodovias nas regiões oeste e noroeste do Estado, conectando Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Guaíra.
O resultado consolida a nova etapa do programa de concessões desenvolvido pelo Governo do Paraná em parceria com o governo federal. Com o deságio obtido, as tarifas nas praças de pedágio ficarão até 34% mais baratas do que se o antigo contrato ainda estivesse vigente. Além disso, motocicletas ficam isentas da cobrança, usuários que utilizarem tag terão mais 5% e haverá reduções progressivas pelo uso frequente (DUF).
O grupo Pátria já havia arrematado o Lote 1, o primeiro do novo programa de concessões do Paraná, e também é a concessionária responsável por 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o resultado do leilão representa uma vitória histórica para o Paraná. “A concessão de rodovias era um problema crônico no Estado. Sofremos por mais de 20 anos com tarifas altas e falta de obras. Quando assumimos, decidimos mudar esse modelo e não abrir mão de três pilares: transparência, obras e preço justo”, afirmou.
Ele lembrou que, apenas no primeiro ano dos novos contratos, o Paraná já tem R$ 2 bilhões em obras em andamento. “Nos 24 anos do contrato anterior foram investidos R$ 7 bilhões, e agora teremos esse mesmo valor por ano. É a prova de que quando um projeto é sério, com base técnica e sem politicagem, ele entrega resultados reais para a população”, completou o governador.
Lote 5
O Lote 5 consolida a etapa final dessa transformação logística e abrange 432,7 quilômetros de estradas nas regiões oeste e noroeste, interligando Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Guaíra. O contrato prevê R$ 6,7 bilhões em obras e melhorias e R$ 5,2 bilhões em despesas operacionais ao longo do período da concessão. O ciclo principal de obras está previsto entre o terceiro e o sétimo ano do contrato, quando serão executadas as grandes intervenções estruturais que vão mudar a realidade de tráfego da região.
O projeto prevê a duplicação de 238,5 quilômetros de rodovias federais e estaduais, a implantação de 19,9 quilômetros de marginais, 3,7 quilômetros do contorno de Guaíra, 51 interseções em desnível, 17 retornos e rotatórias, 5 passarelas de pedestres, 6 obras de arte especiais, além de 12 quilômetros de ciclovias e um ponto de parada e descanso.
Essas obras se somam à recuperação integral dos pavimentos e à instalação de dispositivos modernos de segurança e monitoramento, como sistemas de detecção automática de incidentes, câmeras de vigilância (CFTV), painéis de mensagem variável e pesagem em movimento.
Entre as principais intervenções estão as duplicações contínuas da BR-163, entre Marechal Cândido Rondon e Guaíra, e da BR-369, entre Campo Mourão e Cascavel, que somam mais de 220 quilômetros de novas pistas duplas, além de trechos urbanos de Campo Mourão na PR-158. O contorno de Guaíra, previsto para o quarto ano do contrato, vai desviar o tráfego pesado da área urbana, garantindo mais fluidez e segurança.
A concessão também vai modernizar o atendimento ao usuário com a implantação de 10 bases operacionais e de serviço, ambulâncias para atendimento pré-hospitalar, guinchos leves e pesados, caminhões-pipa e viaturas de inspeção de tráfego.
Lote 4
Na semana passada, o Consórcio Infraestrutura PR venceu o leilão para a concessão das rodovias que compõem o lote 4, oferecendo o maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio, fixada em R$ 0,1678 por quilômetro. O desconto foi de 21,30%. Quatro empresas participaram do certame realizado na Bolsa de Valores de São Paulo. O Consórcio Infraestrutura PR cobriu a proposta feita pela Reúne Rodovias Honding S.A., que havia proposto 21,20%.
O consórcio formado pelo grupo EPR, já havia vencido o leilão para administrar os lotes 2 e 6. De acordo com o cronograma da ANTT, a assinatura do contrato com a EPR deve ocorrer até 6 de fevereiro de 2026. A cobrança nas nove praças — cinco novas e quatro já existentes — deverá começar após a conclusão das etapas contratuais e de implantação dos sistemas operacionais.
O lote 4, que liga Cornélio Procópio a Guaíra, passando por Maringá, Londrina, Umuarama e Paranavaí, tem 627 quilômetros, distribuídos entre três rodovias federais e oito estaduais. GMConline

Postar um comentário