Veja quais bairros de Maringá registram os maiores índices de infestação da dengue

 


A Secretaria de Saúde de Maringá divulgou nesta quarta-feira, 17, o terceiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRA), realizado entre os dias 8 e 12 de setembro. O resultado indicou infestação média de 0,4% na cidade.


As regiões com menor índice foram as áreas de cobertura das UBS Portal das Torres, Ney Braga e Aclimação, variando entre 0,19% e 0,2%. Já os bairros com maior infestação foram o Jardim Olímpico e o Maringá Velho, ambos com 1%.


Desde o início de 2025, Maringá já registrou 12.910 notificações de dengue, das quais 4.191 foram confirmadas. Até agora, 14 pessoas morreram em decorrência da doença. De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, o índice de infestação não é motivo de tranquilidade, mas sim de alerta.


“Um índice de 0,4% nunca mostra tranquilidade. O mosquito está dentro das casas. O principal reservatório ainda é o pratinho embaixo do vaso de flor. Precisamos intensificar a limpeza e eliminar focos para reduzir o risco de novos casos e mortes”, destacou.


A Secretaria reforça que, mesmo com a queda em relação ao ano passado, quando o índice médio chegou a 2,3%, o combate ao Aedes aegypti depende do envolvimento da população no cuidado com os ambientes domésticos. GMConline

Comente

أحدث أقدم