Com cassação de Cris Lauer, veja quem deve assumir a vaga na Câmara de Maringá

 


Com 20 votos a favor e dois contrários, o plenário da Câmara Municipal de Maringá aprovou na tarde desta quarta-feira, 27, a cassação do mandato da vereadora Cris Lauer (Novo), por quebra de decoro parlamentar. A medida foi tomada após a conclusão da Comissão Processante (CP), que apurou o uso indevido da estrutura pública para fins particulares.


A sessão solene, que durou mais de três horas, foi marcada pela ausência da vereadora e de seu advogado de defesa. A votação foi conduzida conforme o regimento da Casa e terminou com ampla maioria favorável à perda do mandato.


O que acontece agora?

Com a aprovação da cassação, a Mesa Executiva da Câmara lavrará o resultado em ata e expedirá um decreto legislativo formalizando a perda do mandato. O documento será publicado no Diário Oficial do Município. Após a publicação, a Câmara notificará oficialmente a Justiça Eleitoral para que tome as providências cabíveis quanto à substituição parlamentar.


Enquanto o decreto não é publicado, Cris Lauer tecnicamente ainda mantém o mandato, mas já não participa mais das atividades legislativas. A publicação do decreto é esperada nas próximas horas ou dias úteis.


Quem assume o lugar?

Segundo apuração do portal GMC Online, o suplente imediato de Cris Lauer é José Carlos Pacífico, também filiado ao partido Novo. Ele recebeu cerca de 1.600 votos nas eleições municipais de 2020 e deve ser convocado pela Justiça Eleitoral nos próximos dias, após a publicação do decreto legislativo que formaliza a cassação.


Conhecido como Professor Pacífico, ele tem uma trajetória marcada pela atuação na educação. Foi professor de matemática por 35 anos e também atuou como projetor de gestão financeira e gestão pública. Além disso, é empresário e fundador do projeto social ‘Hortévida‘, que promove ações de sustentabilidade e saúde por meio de hortas comunitárias. 


Coletiva de imprensa

A vereadora cassada informou que concederá uma coletiva à imprensa nesta quinta-feira (28), às 9h da manhã. Na ocasião, ela promete responder a todas as perguntas e apresentar informações que, segundo ela, ainda não foram divulgadas. GMConline

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem