A Prefeitura de Maringá vai encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê a integração dos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) à estrutura da Secretaria de Segurança Pública.
A proposta, já adotada em cidades como Ponta Grossa e Curitiba, tem como objetivo fortalecer a integração entre as operações de trânsito e as políticas de segurança, melhorar os serviços oferecidos à população e otimizar recursos.
Segundo o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves, a unificação representa um avanço na gestão pública. Ele destaca que a mudança potencializa projetos estratégicos, como a implantação e expansão da muralha digital.
“A muralha digital vem sendo potencializada no município, envolvendo segurança e fiscalização viária. Esse trabalho reforça a necessidade de uma integração mais fina do trânsito com a pasta da segurança”, explica Alves.
A proposta tem respaldo na Constituição Federal, que no artigo 144, §10, inclui a segurança viária no âmbito da segurança pública. Também está em conformidade com a Lei nº 13.675/2018, que institui o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e reconhece os agentes de trânsito como integrantes do sistema. GMConline
إرسال تعليق