A Páscoa está chegando, e nos últimos dias antes do feriado, é comum que aumente a procura das pessoas por itens típicos desta época do ano, como peixes, pescados, e principalmente os ovos de chocolate.
E na hora de garantir os ovos das crianças, é preciso ficar atento. A variação de preços de um mesmo item de um lugar para outro pode ser grande. A máxima de pesquisar bem antes da compra segue valendo, como explica a coordenadora do Procon de Maringá, Patrícia Parra.
“A primeira coisa é pesquisar, por que existe uma grande variação no mercado. Não é só de loja para loja o mesmo produto, mas também a variação do produto. Vai depender quem vai receber esse ovo. Para criança tem uma variedade enorme, você vai ter que analisar e adequar ao seu orçamento. Tem ovos mais baratos e tem ovos bem mais caros, por que eles têm outro valores agregados, trazem um presente e enfim”, disse.
E as orientações do órgão vão além da pesquisa de preços. Outra dica importante é sempre se atentar a qualidade e possíveis danos no produto antes de sair da loja, para facilitar a vida do consumidor, caso uma troca seja necessária.
“A segunda dica seria verificar esse ovo já na loja, se ele está inteiro, se não está amassado, por que depois, para uma possível troca, vai ter uma dificuldade, por que você vai precisar demonstrar que comprou esse ovo quebrado”, disse Patrícia.
Nesta época do ano, o Procon costuma receber denúncias de consumidores sobre preços abusivos. E em caso de irregularidades, as pessoas podem procurar os órgãos de defesa. Em Maringá, denúncias podem ser feitas através da Ouvidoria Municipal, pelo 156.
“Nós recebemos algumas denúncias sim. A questão da abusividade do preço, precisa ser investigada mais a fundo, não é algo que a gente identifica a olho nu. Mas em qual quer momento que o consumidor identifica isso , ele pode fazer a denúncia através do 156, que nós vamos verificar”, disse a coordenadora.
GMConline
Postar um comentário