Projeto ‘Arte nas Praças e Parques’ realiza apresentações no ‘Buracão’, em Maringá

 


Levar cultura para todos os cantos da cidade e também dos distritos. Essa é a proposta do projeto “Arte nas Praças e Parques”, que oferece gratuitamente à população dança, teatro, música e literatura. Neste fim de semana, o palco escolhido para as apresentações, foi o Parque Alfredo Nyffeler, o “Buracão”.

A agenda cultural começou neste sábado, 5, às 10h, com a Deriva Performática “AmorTecer”, do grupo AIMA (Artistas Independentes de Maringá). A Tatiane, integrante do grupo, fala sobre a apresentação. “Estamos aqui com a AIMA. Um coletivo de artistas independentes de Maringá. […]. E vamos fazer uma apresentação de deriva performática.

Que é uma performance em deslocamento. É algo que é novo na cidade. Costumamos fazer esse movimento nos parque e praças. Mas depois da covid, está sendo a primeira vez que estamos nos juntando para fazer a ação”, afirma Tatiane.

“Estamos em três artistas cênicos e uma artista no audiovisual. Que também estará fazendo uma live, da performance. Hoje tem o dia inteiro de apresentações, de música, de dança, rap. E amanhã também está super legal a programação”, complementa.

E a programação segue o dia todo. O diretor de eventos da Secretaria de Cultura de Maringá, Paulinho Schoffen, explica que o objetivo é descentralizar o acesso à produção cultural na cidade. “[…]. É um projeto que além das verbas da prefeitura, tem umas verbas da Lei Rouanet. Para dar apoio aos artistas, por conta da pandemia”, diz Schoffen.

“Já estamos na 4ª  realização desse projeto. Já passamos por Iguatemi. E em outros locais da cidade de Maringá. Com a intenção de diversificar os locais. Espalhar essa ação para vários pontos da cidade”, complementa. Quem não puder comparecer neste sábado, 5, pode ficar tranquilo. As apresentações também seguem no domingo, 6, como explica o Secretário de Cultura de Maringá, Victor Simião. 

“O projeto Arte nas Praça e parques, é uma iniciativa que visa descentralizar as atividades culturais e criar uma agenda extensiva ao longo de um dia. […]. Queremos que a população conheça quem são os artistas de Maringá. E valorizem e ocupem os espaços públicos. Dessa vez, nós escolhemos o Alfredo Nyffeler, o buracão. Localizado na região do Jardim Alvorada. Que é muito frequentado pelas famílias”, declara Simião.

A programação completa do projeto pode ser consultada no site da Prefeitura de Maringá, através deste link: http://www2.maringa.pr.gov.br/site/noticias/2022/03/02/prefeitura-de-maringa-levara-arte-e-cultura-ao-parque-alfredo-nyffeler/39379. GMConline

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem