Paiçandu executa ações de prevenção e combate à dengue

 


Durante as últimas semanas, as equipes de Prevenção e Combate à Dengue, os agentes de endemias, têm executado atividades preventivas em todos os bairros do município de Paiçandu.

As equipes identificaram diversos focos de larvas do mosquito da dengue ( Aedes Aegypti ) em locais como, entulho, terrenos com mato alto, lixo, e em locais de descarte de lixo irregular.

CUIDADOS - O combate ao mosquito Aedes Aegypti deve ser constante. Os agentes de endemias do município de Paiçandu e Água Boa, alertam a população para que esteja atenta a situações que possam resultar água parada, condição ideal para a proliferação do mosquito, inclusive com o descarte inadequado de objetos.

Com a chegada do período chuvoso é preciso redobrar os cuidados. É importante manter os quintais limpos, livres que qualquer objeto que possa acumular água. No caso de pratinhos dos vasos de planta, o mais aconselhável é colocar areia para evitar acúmulo de água.

Em período de muita chuva, é necessário manter as calhas sempre limpas, assim como ralos e as vasilhas de animais que ficam pelo quintal. As garrafas precisam ser viradas com a boca para baixo para não acumular água. As lixeiras devem ficar tampadas, assim como as caixas d’água. É necessário também evitar o acúmulo de água no quintal e lavanderia.

ESCORPIÕES - Além dos cuidados com o mosquito transmissor da dengue, também, é preciso redobrar os cuidados para se evitar acidentes com escorpiões durante o verão. O clima quente e úmido é considerado ideal para o aparecimento do artrópode, que vive em esgoto e entulhos.

Mantenha ralos sempre tampados e mantenha o quintal sempre limpo e livro de entulho de qualquer espécie. Tampe frestas em parede, muros e chão. Instale protetor embaixo das portas. Olhe dentro de calçados e roupas antes de usar e de brinquedos, principalmente aqueles que ficam no quintal.

Hoje Mais Maringá

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem