“Me sinto muito bem. O dia que não vou fico triste, aborrecida”. É dessa forma que Maria Tereza Garcia Cordeiro, de 64 anos, define o sentimento em relação ao trabalho que realiza há 25 anos em Maringá, quando abdicou da profissão de cabeleireira para se dedicar integralmente ao “Sopão da Dona Tereza”, ONG que serve refeições de graça a pessoas de baixa renda.
Tudo começou quando Tereza fazia a pesagem de crianças desnutridas na Pastoral da Criança de Maringá. “Tinha criança que nunca tinha comido uma maçã. Então eu e outras mulheres começamos a fazer uma panelinha de sopa no dia da pesagem. Meu marido ia para o serviço e eu ia para o mercado pegar as sobras boas, classificava e lavava tudo”, conta.
A demanda foi aumentando, então Tereza passou a fazer a sopa em uma casa que estava sendo construída perto de onde morava, que foi cedida pela dona. Desde então, as refeições começaram a ser oferecidas para todas as pessoas que passavam por necessidade. “Os açougues forneciam carne e fazíamos a sopa duas vezes por semana”.
Há 15 anos, a sopa é preparada em um barracão que foi doado pelo proprietário. São atendidas cerca de 100 pessoas em cada dia de refeição, às terças e quintas-feiras. “Enquanto tem comida vamos servindo”, diz. Os alimentos utilizados para fazer a sopa são doados por empresários e pela população. Tereza destaca que todo tipo de doação é bem-vinda. “Além da sopa, doamos alimentos e itens como roupas, calçados, móveis a quem precisa”.
A equipe é composta por 25 voluntários, que ajudam no preparo da sopa e limpeza do local. O preparo das refeições começa no dia anterior. “Escaldamos a carne um dia antes e deixamos tudo bem preparadinho. Às vezes tem frango, às vezes ossobuco”, explica Tereza.
Tereza conta que tem pessoas que dependem do projeto há muitos anos. É o caso de um senhor de Sarandi e de uma senhora de Paranavaí, que tem um filho acamado. “Ela vem com um carrinho de compra buscar doações”.
“Para algumas famílias essa é a única refeição”.
Maria Tereza Garcia Cordeiro
Serviço
As refeições são servidas às terças e quintas-feiras, a partir das 9h30. O barracão fica na Rua Rio São Francisco, 119. Por conta da pandemia, não é possível comer no local.
Interessados em fazer doações podem levá-las ao seguinte endereço: Rua Rio Guandú, 1628, Conjunto Branca Vieira, ou entrar em contato com a Tereza, pelo número (44) 9-9812-1162.
GMConline
إرسال تعليق