A Agência Nacional do Petróleo (ANP) fiscaliza postos de combustíveis de Maringá. A ação é realizada em conjunto com o Procon de Maringá. Os agentes estão em Maringá para verificar a qualidade da gasolina e etanol e também do funcionamento das bombas de combustível.
No porta mala do carro mesmo, os agentes usam os equipamentos de laboratório químico para análise e obtém o resultado na hora.
Segundo o especialista de regulação da ANP, Jorge Augusto Daróz Morais, a mistura dos componentes químicos com a amostra do combustível dão o resultado visível. No primeiro posto da vistoria, estava tudo certo.
“Estamos fazendo testes de qualidade, primeiramente na gasolina para determinar a quantidade de Etanol-Anidro, que hoje é de 27%, e o resultado deu conforme o combustível. Também fizemos o mesmo teste na gasolina aditivada e medimos o teor alcoólico do etanol, o que vemos através do densímetro, corrigido através do termômetro. Ele apresentou uma densidade de 92.9, o que também está conforme [a regulação]”, explica Morais.
“Há quatro principais vetores que provocam uma fiscalização: denúncias, muito tempo passado desde a última fiscalização, intimação do Ministério Público, e a partir do nosso programa de monitoramento em parcerias com laboratórios das Universidades. […] Por enquanto, [em Maringá está tudo ok], vamos continuar a fiscalização na cidade”, complementa.
Segundo o coordenador de fiscalização do Procon de Maringá, Bruno Cesar Bieli, a vistoria também verifica a comercialização de outros produtos no posto. Em caso de irregularidades, o estabelecimento pode ser autuado e até interditado. O Procon recebe denúncias sobre os postos da cidade.
“Alguns dos postos fiscalizados foram por conta de reclamações, outros por rotina. A intenção dessa operação é intensificar a fiscalização na cidade de Maringá. A importância dessa operação é restabelecer a segurança do consumidor. Quando encontramos irregularidades, vamos autuar, garantindo a segurança”, detalha o coordenador do Procon de Maringá.
“Além dos combustíveis, verificamos produtos vendidos nos postos, quanto à validade dos produtos, por exemplo. Quando encontramos produtos vencidos, confiscamos o produto e autuamos o posto”, conclui Bieli.
A fiscalização continua em outros postos de Maringá ao longo desta terça-feira, 8.
GMConline
إرسال تعليق