O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, declarou que o Paraná está em estado de epidemia de H3N2. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (12), em Curitiba, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).
Ele destacou ainda que a tendência é que os número aumentem ainda mais nos próximos dias.
Ao todo, o Estado contabiliza 822 casos confirmados da doença, em 144 municípios do Paraná (cerca de 36% das cidades do Estado).
Foram contabilizadas, segundo o secretário, 12 mortes pela doença entre os dias 11 de dezembro e 10 de janeiro. Os óbitos estão distribuídos em nove municípios. Foram seis homens e seis mulheres.
"Os sintomas respiratórios tanto da gripe, quanto de Covid são muito próximos. Na cobertura vacinal da Influenza, nós recebemos 4,4 milhões de doses.
São cerca de 4 milhões de doses mais 10% de reserva técnica. Nós ainda temos 616 mil doses. Neste momento, nós estamos fazendo um esforço para vacinar os paranenses que quiserem vacinar fora do grupo prioritário", disse o secretário.
O secretário de saúde destacou ainda que a Sesa, no domingo, descentralizou mais de 460 mil capsulas de tamiflu, o que representa 46 mil tratamentos. O Ministério da Saúde, disse o secretário, já sinalizou com a cessão de mais 100 mil capsulas, viabilizando mais 10 mil tratamentos.
"O uso indiscriminado do tamiflu põe em risco todo o estoque do Estado em 15 ou 20 dias, caso perdure esse estado de epidemia", ponderou Beto Preto. O Estado pretende continuar investindo na testagem da doença e intensificar a vacinação da gripe no estado. Hoje mais Maringá
Postar um comentário