Serviço de Atenção Domiciliar da Prefeitura de Maringá atendeu 10 mil pacientes em um ano

 


MARINGÁ - O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, atendeu 10.584 pacientes em um ano de funcionamento. A ação foi criada pela administração Ulisses Maia com objetivo de otimizar o uso de leitos e reduzir o período de permanência no hospital dos pacientes com covid-19. O serviço funciona de domingo a domingo. 

“Com o atendimento realizado no conforto das casas, perto dos familiares e com menos riscos de infecção e de gastos hospitalares, temos um tratamento mais humanizado”, explica a Coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar, Ana Paula Neri. 

A equipe é formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos de enfermagem que são acionadas de acordo com o caso clínico do usuário. Os enfermos que precisam de monitoramento do suporte nutricional, internamento “home care” e oxigenoterapia, ou seja, aqueles procedimentos clínicos possíveis de serem realizados no domicílio, recebem o serviço após a alta hospitalar. 

Antes de encaminhar o paciente para este tipo de internamento, a equipe especializada realiza triagem para verificar a estrutura da residência para os cuidados do enfermo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é responsável pela remoção e encaminhamento hospitalar das pessoas em situação de urgência. O paciente é monitorado até recuperar a enfermidade e receber alta.

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