MARINGÁ - O Serviço de Atenção Domiciliar
(SAD) da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, atendeu
10.584 pacientes em um ano de funcionamento. A ação foi criada pela
administração Ulisses Maia com objetivo de otimizar o uso de leitos e
reduzir o período de permanência no hospital dos pacientes com covid-19.
O serviço funciona de domingo a domingo.
“Com
o atendimento realizado no conforto das casas, perto dos familiares e
com menos riscos de infecção e de gastos hospitalares, temos um
tratamento mais humanizado”, explica a Coordenadora do Serviço de
Atenção Domiciliar, Ana Paula Neri.
A equipe é
formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas,
nutricionistas e técnicos de enfermagem que são acionadas de acordo com
o caso clínico do usuário. Os enfermos que precisam de monitoramento do
suporte nutricional, internamento “home care” e oxigenoterapia, ou
seja, aqueles procedimentos clínicos possíveis de serem realizados no
domicílio, recebem o serviço após a alta hospitalar.
Antes
de encaminhar o paciente para este tipo de internamento, a equipe
especializada realiza triagem para verificar a estrutura da residência
para os cuidados do enfermo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
(Samu) é responsável pela remoção e encaminhamento hospitalar das
pessoas em situação de urgência. O paciente é monitorado até recuperar a
enfermidade e receber alta.
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