Prefeito alerta para número preocupante de alunos que podem ser reprovados por falta em Maringá


 O prefeito Sílvio Barros (PP) afirmou estar “bastante preocupado” com o número de crianças da rede municipal de ensino que devem ser reprovadas neste ano devido ao excesso de faltas. A declaração foi feita durante a cerimônia de entrega de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), nesta segunda-feira, 24.


Segundo a Secretaria de Educação (Seduc), 256 alunos correm risco de reprovação por não atingirem a frequência mínima exigida. De acordo com o prefeito, muitos desses estudantes têm bom desempenho escolar, mas deixaram de comparecer às aulas por negligência dos responsáveis.


“Não se trata da criança não ter aprendido, se trata dela não ter vindo à escola. Elas tiveram boas notas, mas não podemos aprovar por conta das faltas”, afirmou Barros. “Esse é um problema que a escola não consegue resolver sozinha. As famílias precisam nos ajudar.”


O prefeito destacou ainda que o elevado número de reprovações pode influenciar negativamente indicadores educacionais, como o Índice de Bem-Estar na Educação Básica (IBEB) da cidade.


A prefeitura afirma que está realizando uma mobilização social e comunitária para reforçar a importância da assiduidade escolar. Mesmo assim, Barros admite que há pouco tempo para reverter o cenário. “Infelizmente, com o tempo que nós temos, não há muito o que fazer. Algumas crianças ainda podem ser recuperadas, desde que venham até o último dia de aula sem faltar.”


Durante o evento, o prefeito pediu que pais, alunos e a comunidade em geral alertem outras famílias sobre os riscos da falta de frequência. “Quando uma criança percebe que um colega está faltando, que avise os pais, que fale com quem pode ajudar. O problema é grave e precisamos do esforço de todos”, reforçou. GMConline

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem