Nova determinação da Secretaria de Saúde reduz número de atestados médicos em Maringá; entenda

 


A Secretaria de Saúde de Maringá determinou que os médicos de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) só emitam atestados médicos para compensar faltas ao trabalho quando os pacientes são internados ou precisam de infusão medicamentosa.


Nos demais casos, quando o paciente recebe a pulseira verde durante a triagem, o médico emite uma declaração temporal. A declaração é um atestado do período em que o paciente esteve na unidade de saúde. Depois desse período, o paciente pode voltar ao trabalho.


A medida foi tomada após muita reclamação do setor produtivo sobre o volume de ausências ao trabalho amparadas por atestados médicos. O secretário de Saúde Antônio Carlos Nardi diz que já houve uma redução considerável no número de atestados médicos emitidos na saúde pública.


“Com essa regulamentação houve, de fato, uma diminuição para que a garantia da procura e do atendimento, nos casos necessários, sejam garantidos, agilizados e legais. […] Com o atestado temporal, a empresa que o paciente atua vai receber essa declaração, abonando essas horas em que ele ficou para ser atendido pela unidade de saúde”, explicou o secretário. GMConline

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem