O vereador Professor Pacífico (Novo) apresentou um requerimento à Prefeitura de Maringá cobrando melhorias estruturais na Instituição de Longa Permanência para Pessoa Idosa (ILPI) — antigo Asilo São Vicente de Paulo. No local vivem 46 idosos, todos com mais de 80 anos e muitos cadeirantes.
O documento aponta sete pontos críticos que precisam de atenção, com destaque para dois problemas urgentes: a troca da instalação elétrica e a falta de acessibilidade. Segundo o vereador, a rede elétrica atual não suporta o uso simultâneo de chuveiros e aparelhos de ar-condicionado, o que obriga idosos a tomarem banho em locais improvisados ou com água fria.
A acessibilidade também é uma dificuldade. Os moradores não conseguem, por exemplo, acessar a horta construída no fundo da instituição por causa de uma escada sem adaptação. “Eles só conseguem olhar a horta de longe. São situações simples de resolver, mas que impactam muito na qualidade de vida dessas pessoas”, afirmou Pacífico.
Além disso, o asilo ainda não possui alvará definitivo. Para regularizar a situação, segundo o parlamentar, seriam necessárias reformas e ampliações.
Em nota, a Secretaria de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa de Maringá informou que “mapeou todas as melhorias necessárias na Instituição de Longa Permanência para Pessoa Idosa (ILPI), anteriormente conhecida como Asilo São Vicente de Paulo, e busca alternativas para execução das intervenções”. GMConline

إرسال تعليق