Em entrevista, o prefeito Silvio Barros falou sobre medidas que devem ser adotadas para melhorar a mobilidade urbana e citou, além das possíveis mudanças em vias da área central, o incentivo ao uso dos carros de aplicativo como medida para reduzir o trânsito em horários de pico, reservando áreas de estacionamento hoje destinadas carros particulares para serem usadas apenas por motoristas de app.
“Estamos trabalhando para incentivar o uso de carros por aplicativo, porque um único veículo atende várias pessoas e reduz o congestionamento. Essa é uma solução que já deu certo em outras cidades. A ideia é criar vagas exclusivas para esses veículos, retirando espaços do carro particular e estimulando o uso do carro compartilhado. Também vamos ampliar a área de estacionamento rotativo (ESTAR) para evitar carros parados o dia todo e melhorar o fluxo no trânsito. É uma política pública simples, barata e eficaz que queremos aplicar em Maringá”, afirma o prefeito.
Barros falou ainda sobre as rematrículas online, via Conecta Seduc, que devem reduzir as filas, e afirmou que as vagas no ensino integral devem ser ampliadas, sem, no entanto, dar um número exato para essa ampliação. Outra mudança na educação para diminuir as filas de pais, que ano após ano chegavam a passar madrugadas nas portas das escolas em busca de vagas, é priorizar que irmãos possam estudar na mesma instituição.
“Vamos passar na frente. Não tem sentido uma família levar duas crianças a duas escolas diferentes no mesmo horário”, argumentou. O app da Seduc também deve ser usado, segundo o prefeito, para estimular a vacinação, com os pais dando autorização para que os filhos sejam vacinados dentro da escola.
Sobre a cratera aberta na Avenida São Paulo, Silvio Barros não descarta a possibilidade de o mesmo ocorrer em outras áreas da cidade, porém disse que ainda não há data para contratar o robô gps que fará o mapeamento das galerias para evitar danos estruturais dessa proporção, uma vez que há outras licitações urgentes por conta de prazo para que recursos garantidos não se percam.
“A minha intenção é que essa licitação seja feita o mais rápido possível, mas o desafio é que temos vários recursos com prazos que não podemos perder. Hoje, por exemplo, era o prazo final para emitir a ordem de serviço do CAPES e da UBS São Clemente. Se não fizéssemos isso, perderíamos o dinheiro. Então, embora a drenagem seja importante, há outras demandas que exigem ação imediata, como o recurso do aeroporto, que também tem prazo para licitação”, explica. GMConline

إرسال تعليق