Lote 4: Veja quanto os motoristas de Maringá e região deverão pagar no pedágio

 


As futuras tarifas de pedágio do Lote 4 das rodovias paranaenses, que incluem trechos entre Cornélio Procópio e Guaíra, passando por Maringá, Londrina, Umuarama e Paranavaí, já foram definidas. Os valores foram divulgados pela Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná e confirmados pelo Portal GMC Online.


O Consórcio Infraestrutura PR, do grupo EPR, venceu o leilão realizado nesta quinta-feira, 23, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), oferecendo desconto de 21,30% sobre a tarifa básica de pedágio. Com esse abatimento, as novas tarifas ficaram bem abaixo dos valores cobrados na antiga concessão, com reduções que chegam a 63% em praças já existentes, como Jataizinho.


As reduções mais significativas ocorrem nas praças que já existiam na antiga concessão. Em Jataizinho, a tarifa, hoje em R$ 36,90, cairá para R$ 13,64 com o uso de TAG, redução superior a 63%. Em Mandaguari e Presidente Castelo Branco, o preço do pedágio ficará próximo de R$ 8 e R$ 11, também com reduções acima de 50%.



As praças novas em Francisco Alves, Cianorte, Jussara, Guairaçá e Umuarama terão tarifas iniciais entre R$ 5,97 e R$ 13,70, valores calculados com base no desconto de 21,30% obtido no leilão.


Os motoristas que utilizarem o sistema automático de pagamento (TAG) terão 5% de desconto adicional sobre o valor da tarifa. O edital também prevê o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que reduz progressivamente o preço pago por quem passa diariamente pela mesma praça de pedágio dentro do período de 30 dias.


Investimentos e prazo da concessão

O contrato do Lote 4 terá validade de 30 anos e prevê R$ 8,3 bilhões em investimentos, incluindo obras importantes como o Contorno Sul de Maringá, com 19,27 quilômetros, e o Contorno Norte de Londrina, de 30,1 quilômetros.


Ao todo, serão nove praças de pedágio, cinco novas e quatro remanescentes, distribuídas ao longo de 627 quilômetros de rodovias federais e estaduais. A cobrança só começa após a assinatura do contrato e a implantação dos sistemas de operação, prevista até fevereiro de 2026, conforme cronograma da ANTT. GMConline

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