A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) atualizou, nesta sexta-feira, 10, o boletim sobre os casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas no estado.
Em Maringá, o caso de um homem de 27 anos que estava em análise foi descartado, assim como outras três notificações: uma em Toledo e duas em Curitiba. Com isso, o Paraná segue com três casos confirmados, todos na capital. Dois pacientes (homens de 36 e 60 anos) permanecem internados com quadro estável, enquanto outro, de 71 anos, já recebeu alta médica.
Desde o início do monitoramento, o estado registrou 12 notificações, sendo três confirmadas, cinco descartadas e quatro ainda sob investigação.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, afirmou que não houve novas confirmações, mas destacou a chegada de 84 frascos do medicamento fomepizol, um dos antídotos utilizados no tratamento de intoxicações por metanol. Os insumos serão distribuídos pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) nos próximos dias.
“O trabalho não para. Seguimos informando a população de forma transparente e garantindo o tratamento adequado aos pacientes”, afirmou o secretário.
Além disso, a Sesa adquiriu 424 ampolas de etanol farmacêutico, que também é usado como antídoto, e o Ministério da Saúde enviou mais 360 ampolas ao estado. Três pacientes paranaenses já receberam o tratamento com o etanol farmacêutico.
Sintomas e orientações
Os sintomas de intoxicação por metanol podem surgir entre 6 e 72 horas após o consumo e são facilmente confundidos com os de uma ressaca. Entre os sinais iniciais estão dor de cabeça, náuseas, vômitos, tontura e confusão mental. Nos casos mais graves, podem ocorrer alterações visuais, dor abdominal intensa, dificuldade para respirar, convulsões e até coma.
A orientação é procurar atendimento médico imediato em caso de suspeita. O Paraná possui quatro Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) que oferecem orientação e atendimento:
Curitiba: 0800 041 0148
Londrina: (43) 3371-2244
Maringá: (44) 3011-9127
Cascavel: (45) 3321-5261
Cuidados na hora de comprar bebidas
A Sesa reforça a importância de adquirir bebidas alcoólicas apenas de locais confiáveis e verificar se o lacre está intacto e se há registro do Ministério da Agricultura e selo do IPI, no caso de bebidas destiladas. Rótulos tortos, borrados ou com erros de impressão podem indicar falsificação.
Em caso de sintomas após o consumo de bebidas suspeitas, a recomendação é procurar imediatamente um serviço de saúde. GMConline
Postar um comentário