A Prefeitura de Maringá apresentou nesta quinta-feira, 30, o mais novo servidor público do município. É o Cão Servidor, um projeto desenvolvido pela Secretaria de Bem-Estar Animal. Cães resgatados de maus-tratos são adestrados para prestar serviço à comunidade, como visitas a crianças e idosos.
O primeiro Cão Servidor, tem crachá e uniforme, é macho, de raça indefinida e pelagem preta. Ele tem dois anos e meio e sofreu maus-tratos, mas superou os medos e se tornou muito dócil. Falta ainda escolher um nome para o animal. Para isso, está sendo feita uma enquete nas redes sociais da prefeitura.
“Estamos fazendo uma triagem para identificar animais que possam ser adestrados e prestar serviços à comunidade como apoio a pessoas autistas ou com fobia, auxílio à Guarda Municipal e atuação em situações de emergência. Esses animais passam a ser adotados pelo poder público, recebem cuidado e também colaboram com a cidade. Alguns já estão em treinamento e visitando hospitais e asilos, levando conforto à população”, afirma o prefeito Silvio Barros.
O projeto tem parceria com o Departamento de Polícia Penal (Deppen) Apenados serão capacitados para banho, tosa e manejo dos animais. “Hoje, o canil funciona no Centro de Zoonoses, mas vamos ampliar a estrutura para aumentar o número de cães e, ao mesmo tempo, criar um programa de capacitação profissional. A proposta é, em parceria com a penitenciária e com o programa da Secretaria de Segurança do Estado, qualificar presos para trabalhar com cuidado animal — banho, tosa e manejo. Eles vão cuidar dos nossos animais, aprender a profissão e sair preparados para o mercado”, diz o prefeito. PMM

Postar um comentário