Aeroporto de Maringá cresce em receita e se torna referência nacional em gestão


 Em entrevista durante o evento Planeja Brasil, o superintendente do aeroporto regional de Maringá Gustavo Vieira da Silva falou sobre os projetos e ações que estão sendo realizados no aeroporto regional, como contratos de concessão que representam um importante incremento no caixa do terminal aéreo. 


Parte da receita vem da sala VIP que foi inaugurada recentemente no aeroporto. Uma segunda está em fase final de implementação. A previsão é que seja concluída em cerca de 15 a 20 dias. “Essa nova sala será maior, com cerca de 118 m², enquanto a primeira tem aproximadamente 78 m²”, afirma Silva. 


Segundo o superintendente, essas concessões e licitações representam recursos extras para o aeroporto, que conseguiu captar, neste ano, R$ 16 milhões em novos contratos. “Áreas que antes geravam cerca de R$ 7 mil por mês passaram a render até R$ 180 mil pela mesma metragem”, afirma. 


De acordo com o superintendente, houve uma prospecção comercial ampla, que atraiu interessados para iniciativas, como as salas VIPs. “A primeira licitação teve boa concorrência, e os participantes demonstraram interesse em novas áreas, o que resultou na segunda sala. Esse tipo de investimento reforça o potencial comercial do aeroporto e abre espaço para novas prospecções”, diz. 


Sobre a base área da Polícia Federal, Silva diz que deve ser inaugurada em breve, mas já está sendo utilizada em operações especiais. E o número de passageiros está crescendo. “Todos os voos saem e chegam lotados. Uma curiosidade é o voo da LATAM, que é escala para voos internacionais. Todas as bagagens com etiquetas de viagens internacionais”, diz.


Ele destacou ainda outro detalhe que torna o aeroporto de Maringá destaque no cenário nacional. “O aeroporto de Maringá é público, o que vai na contramão do cenário nacional, marcado pela privatização. Com minha experiência, tenho convicção de que aeroportos regionais precisam de uma gestão pública técnica eficiente e é exatamente o que temos aqui. O modelo de gestão do aeroporto de Maringá facilita muito: temos setores de licitação e jurídico próprios, sem depender da burocracia da prefeitura. Isso torna nosso trabalho mais ágil, chegando a ser até mais eficiente do que em algumas empresas privadas”, afirma. GMConline

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