Prefeitura de Maringá fiscaliza plataformas para cadeirantes em ônibus do transporte público


 Setembro é o mês de prevenção e conscientização sobre o trânsito. E dentro das ações promovidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), fiscais verificaram nesta segunda-feira, 29, o funcionamento de plataformas mecânicas para cadeirantes nos ônibus de transporte coletivo.


Segundo a empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), toda a frota, com mais de 200 carros, possui plataformas. O problema é que nem sempre o motorista para, desce do ônibus e aciona o mecanismo para a entrada do cadeirante.


O atleta Renato Casati, que é usuário de ônibus, diz que muitas vezes o motorista apenas informa que a plataforma não está funcionando. “O que acontece muito é o motorista parar, ver que a gente é cadeirante e já dizer que a plataforma não está funcionando, sem nem testar direito. Isso deixa a gente na dúvida: será que realmente não funciona ou é falta de bom senso do motorista? Enquanto isso, o pessoal que anda embarca, e nós ficamos no ponto”, diz.


Essa é apenas uma das queixas que chegam até a Secretaria da Pessoa com Deficiência, diz o secretário Marcos Aurélio da Silva. “Já recebemos denúncias de dois cadeirantes precisarem embarcar no mesmo ônibus e só haver uma vaga. Isso mostra que a plataforma elevatória é só um detalhe: a acessibilidade exige mais. Precisamos de duas vagas para cadeirantes, assentos bem sinalizados e, principalmente, motoristas capacitados para atender e auxiliar pessoas com deficiência”, afirma.


O secretário de Mobilidade Urbana Luciano Brito diz que o objetivo é conhecer as linhas mais usadas por pessoas com deficiência para intensificar a fiscalização. “Nós queremos realizar ações pontuais no terminal para alcançar o maior número possível de ônibus. Com a parceria da Secretaria da Pessoa com Deficiência, vamos identificar as linhas mais utilizadas, principalmente pelos cadeirantes, e dar atenção especial a elas. Nosso objetivo é garantir que o transporte coletivo seja realmente acessível a todos”, diz.


O instrutor da TCCC, que acompanhou a fiscalização, informou que os motoristas são orientados a relatar problemas com o funcionamento das plataformas no relatório diário que é preenchido depois de cada viagem. PMM

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