Vestibular: Novo curso de graduação da UEM com 40 vagas tem inscrições abertas


 A Universidade Estadual de Maringá (UEM) terá, a partir de 2026, o curso de Nutrição. A primeira turma será formada já no próximo vestibular. A novidade atende a uma demanda antiga da comunidade acadêmica e da sociedade: a primeira proposta para criação do curso foi apresentada em 2002 e reavaliada em 2009, sendo aprovada apenas em 2025.


De acordo com a professora Simone Mossini, do Departamento de Ciências Básicas da Saúde e integrante do colegiado do curso, a graduação terá duração de quatro anos, no período noturno, e integrará ensino, pesquisa e extensão, conforme prevê o Ministério da Educação.


As aulas ocorrerão no campus sede da UEM e também no Hospital Universitário (HU). O curso terá disciplinas básicas no primeiro ano, comuns a outras graduações da área da saúde, mas já inserindo os alunos em práticas ligadas à nutrição clínica, hospitalar e esportiva. O quadro docente contará com professores que já atuam em outros cursos da área e a universidade prevê contratações para suprir as demais disciplinas.


Segundo Mossini, a criação do curso representa uma conquista para a região. “É uma demanda da sociedade antiga, porque a gente tem todos os outros cursos da área da saúde e ainda não tínhamos a nutrição. Agora, dentro da universidade pública, o estudante terá uma formação gratuita e acesso consolidado à pesquisa e à extensão”, destacou.


GMConline

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem