Maringá promove Formatura de Bebês no encerramento da campanha Agosto Dourado


 Cinquenta mães e seus bebês participaram nesta sexta-feira, 29, em Maringá, de uma cerimônia simbólica de “formatura” para celebrar o aleitamento materno. O evento marcou o encerramento da campanha Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização e incentivo à amamentação.


Vestidos com becas de formatura, os bebês que foram amamentados por no mínimo seis meses receberam homenagem em uma celebração repleta de emoção. A cerimônia reforçou a importância da amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).


A dona de casa Andressa Neiva, mãe da pequena Lívia, de 11 meses, foi uma das participantes. Ela contou que, diferente do filho mais velho, que foi amamentado apenas até os três meses, conseguiu manter a amamentação exclusiva da filha até os seis meses e segue amamentando. Segundo Andressa, o apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) foi fundamental para seguir firme. “Recebi muita orientação da equipe, principalmente da Fátima, da minha UBS. Mesmo quando pensei em desistir, ela me incentivou a continuar. Hoje vejo o quanto valeu a pena. Minha filha está super saudável.”


A amamentação é incentivada nas 35 UBSs do município e também no Hospital Universitário de Maringá (HUM), que conta com um Banco de Leite Humano. De acordo com a enfermeira Lívia Bassani, o leite materno é essencial para o fortalecimento da imunidade do bebê e para a criação do vínculo entre mãe e filho. “É o melhor alimento do mundo. Ele salva vidas, é completo e insubstituível.”


A primeira-dama de Maringá, Bernadete Barros, participou da cerimônia representando o município e destacou a importância do apoio contínuo às mães. “Muitas desistem por acharem que amamentar dói ou por dificuldades na pega. Mas com orientação e paciência, é possível vencer essas barreiras.” GMConline

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem