Os atendimentos na UPA Zona Norte e o PAC (Pronto Atendimento a Criança) passarão por mudanças nos próximos dias em Maringá. De acordo com a Secretaria de Saúde, estão sendo feitas obras de adequação no Hospital Municipal para receber os atendimentos do PAC.
Após a conclusão, os atendimentos do PAC serão transferidos temporariamente para o Hospital Municipal e os atendimentos da UPA Zona Norte serão transferidos temporariamente para o prédio do PAC. Com isso, haverá início das obras no prédio da UPA Zona Norte.
A previsão é que dentro de 20 dias as mudanças ocorram e que as obras de ampliação na UPA Zona Norte durem em média dois anos. Depois disso, o atendimento volta normalmente para o PAC e UPA Zona Norte.
Segundo o secretário de saúde Antônio Carlos Nardi, a UPA Zona Norte passará a ser unidade de porte 3, com maior capacidade de atendimento.
“A UPA Zona Norte estará tendo uma reforma radical para ampliação e mudanças, inclusive, de acréscimo de vários equipamentos para que nós possamos habilitá-la como porte 3 no Ministério da Saúde e assim a população estará muito mais bem servida. Hoje a gente tem uma estrutura que para 15 anos atrás era suficiente para aquela região e hoje já não é mais. Ela ficou bastante acanhada diante do que a situação da população merece de atendimento e de estrutura física”, disse.
As mudanças foram aprovadas por Conselhos Locais, pelo Conselho Municipal e na Conferência Municipal de Saúde ainda na gestão anterior, conforme Nardi.
“O processo licitatório já estava assinado com ordem e serviço, mas sem início das obras, exatamente porque não havia um local para o atendimento das crianças que fosse digno, adequado, com espaço físico, com equipamentos, pessoal e todo esse processo. Então, durante estes meses, nós construímos a ala na ala pediátrica do Hospital Municipal. Acredito que dentro dos próximos 20 ou no máximo 30 dias possamos estar removendo o pronto atendimento a criança do Jardim Alvorada, que passará a ficar nestas instalações definitivas no Hospital Municipal”, explicou.
O secretário também falou sobre a contratação de mais 200 servidores, com cerimônia marcada para 8 de setembro.
“Estive ontem com a secretária Ana Luísa Caldas, secretária de Atenção Primária em Saúde do Ministério, que estará conosco em Maringá no dia 8 de setembro, exatamente para chancelar o compromisso assumido pelo prefeito Silvio Barros e por mim, para que não tivéssemos tido nenhum corte em recurso financeiro ou suspensão pela não permanência de todas as nossas equipes com o quadro completo de colaboradores. Estaremos recebendo quase 200 novos servidores na rede, onde a secretária vem chancelar o cumprimento de mais um compromisso para com a saúde, para com a atenção básica do município”, anunciou Nardi. CBN

Postar um comentário