Aplicativo de transporte em Maringá dificulta controle de bilhetes, dizem passageiros


 As empresas TCCC (transporte urbano) e Cidade Verde (transporte metropolitano) implantaram recentemente em Maringá e região o sistema de bilhetagem digital, por meio do aplicativo Bipay. A tecnologia permite que o usuário recarregue créditos via PIX, utilize cartão de crédito ou débito e acesse o transporte público gerando um QR Code diretamente no celular.


O objetivo, segundo as empresas, é facilitar a vida do passageiro. No entanto, alguns usuários já apontam dificuldades. Um leitor do Portal GMC Online, morador de Paiçandu, relatou que a principal reclamação é a impossibilidade de controlar o número exato de passagens disponíveis, algo que era simples no sistema anterior.


Antes, quando o usuário comprava um pacote de 10 bilhetes, o painel da catraca informava quantos ainda restavam. Agora, o aplicativo mostra apenas o saldo em reais, sem converter em quantidade de viagens.


O gerente de sistemas de TI da TCCC, Francislei Riedo, explicou que o cálculo deve ser feito manualmente. “O aplicativo mostra o valor em reais. Para saber quantas passagens ainda tem, basta dividir o saldo pelo valor da tarifa. No caso de Paiçandu, a tarifa é de R$ 5,95. Assim, o usuário consegue controlar o saldo e verificar pelo extrato quando precisa fazer uma nova recarga”, afirmou.


Segundo Riedo, essa mudança é definitiva e não há previsão de retorno ao sistema antigo de contagem por bilhetes. Ele destacou ainda que, no caso de integrações entre linhas, o desconto de 50% é aplicado automaticamente e pode ser acompanhado pelo extrato do aplicativo.


O sistema de bilhetagem digital entrou em funcionamento para todos os usuários comuns no último dia 15 de agosto. Gratuidades, como estudantes e servidores municipais, ainda estão em processo de migração. GMConline

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