38ºC: Onda de calor vai atingir Maringá ainda em agosto


 O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê uma onda de calor para Maringá ainda em agosto, com temperaturas chegando até 38°C. Segundo o instituto, o fenômeno começa já neste sábado, 16, quando os termômetros devem marcar cerca de 30ºC. No domingo, 17, e na segunda-feira, 18, a previsão é de máximas de 31ºC. No dia 21, a temperatura deve subir para 35ºC, alcançando 38ºC na sexta-feira, 22.


A equipe de jornalismo do Portal GMC Online conversou com o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, que explicou o fenômeno. “Estamos entrando em um período de ‘veranico’, caracterizado pelo predomínio de sol e aumento progressivo das temperaturas, especialmente durante as tardes. Porém, ainda é cedo para confirmar números extremos, pois as previsões são atualizadas duas vezes ao dia e tendem a se ajustar conforme a data se aproxima.”


Ainda conforme o Simepar, após essa onda de calor, as temperaturas máximas caem, com previsão de 19ºC para o dia 24 de agosto.


O meteorologista ressaltou que o veranico é comum em agosto no Paraná, causado por um bloqueio atmosférico que gera tempo seco e temperaturas acima da média para a época do ano. Esse período de tempo seco deve durar até a passagem de uma frente fria prevista para os dias 22 e 23 de agosto, que trará chuvas e redução nas temperaturas.


Em relação à ausência de chuva, chama atenção que em Curitiba o tempo deve permanecer seco até o dia 21, quando há previsão de pancadas isoladas. Jacóbsen destaca ainda que a amplitude térmica será expressiva em todo o norte do estado, com Maringá e região experimentando tardes mais quentes e manhãs ainda frias.


Por fim, ele reforça que o fenômeno de calor vai atingir todo o estado do Paraná, e que as previsões podem sofrer ajustes diários conforme novos dados meteorológicos são incorporados.


O que é veranico? Entenda o período de calor e seca no inverno

Veranico é um período curto de tempo seco e quente que acontece geralmente no inverno ou em estações mais frias. Durante o veranico, as temperaturas sobem acima da média para a época, o céu fica aberto e as chuvas praticamente desaparecem por alguns dias ou semanas.


No Brasil, especialmente em regiões do Sul e Sudeste, o veranico costuma ocorrer entre os meses de julho e agosto, trazendo dias mais quentes e secos antes da volta das chuvas.


É um fenômeno comum causado por bloqueios atmosféricos que impedem a formação de nuvens de chuva e favorecem a entrada de massas de ar quente. GMConline

Comente

أحدث أقدم