O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), aparece como o nome mais forte no estado em cenários simulados de eleição presidencial para 2026, de acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira, 11, pelo Instituto Paraná Pesquisas. O governador venceria com folga o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e também nomes da direita, como Michelle Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro (PL). Em um único cenário, ele empata tecnicamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que hoje está inelegível.
No primeiro cenário testado, Ratinho Jr. lidera com 49% das intenções de voto, contra 15,5% de Lula. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece empatado com o petista. Ciro Gomes (PDT) tem 5,1%, Ronaldo Caiado (União), 1%, e Renan Filho (MDB), 0,4%. Votos brancos, nulos e indecisos somam 13,5%.
Contra Michelle Bolsonaro, Ratinho Jr. também vence com 44,7%, enquanto a ex-primeira-dama tem 21,4%. Lula se mantém com 15,5% e os demais candidatos aparecem com desempenho semelhante ao primeiro cenário.
Já em uma disputa com o deputado federal Eduardo Bolsonaro, Ratinho Jr. registra 38,8% das intenções de voto, seguido por Lula (15,5%) e Eduardo (15,2%).
O único cenário de empate técnico ocorre contra Jair Bolsonaro: o ex-presidente aparece com 34,4% das intenções de voto, contra 33,6% de Ratinho Jr. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais, o que coloca ambos em situação de empate. Lula novamente fica em terceiro lugar, com 15,5%.
Em uma simulação de segundo turno entre Ratinho Jr. e Lula, o governador venceria com 68,6% contra 17,7% do atual presidente. Em um embate entre Michelle Bolsonaro e Lula, a ex-primeira-dama também venceria no Paraná, com 55,7% contra 25% do petista.
O levantamento também mediu a avaliação do governo federal entre os paranaenses. 59,4% classificam a gestão Lula como “ruim” ou “péssima”. Apenas 19% avaliam como “boa” ou “ótima”, enquanto 20,5% consideram “regular”.
A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 6 de julho de 2025, com 1.540 eleitores de 62 municípios do Paraná. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. GMConline
إرسال تعليق