Uma colisão entre uma motocicleta e um patinete elétrico foi registrada na tarde desta quinta-feira, 24, no cruzamento da Rua Cuba com a Rua 28 de Julho, na Zona 7, em Maringá. Câmeras de segurança flagraram o momento do acidente, causado pelo condutor do patinete, que trafegava pela contramão.
Segundo testemunhas, a motocicleta seguia pela Rua Cuba e tentava cruzar a Rua 28 de Julho, que é de mão única. A condutora da moto olhou apenas para o sentido correto da via, como é o usual, e acabou surpreendida pelo patinete, que vinha no sentido contrário ao fluxo.
Com o impacto, a motociclista caiu e sofreu ferimentos leves no pé. Ela foi atendida no local por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Já o condutor do patinete elétrico não se feriu.
O acidente ocorre às vésperas da entrada em vigor da nova legislação municipal que estabelece regras para o uso de patinetes elétricos em Maringá. A partir de 15 de agosto, começa a valer a Lei 11.981/2025, de autoria do vereador Lemuel do Salvando Vidas (PDT), publicada no Diário Oficial do Município no último dia 15.
Pela norma, o patinete é classificado como veículo de mobilidade pessoal autopropelido, com duas ou mais rodas e motor elétrico. O uso será permitido em ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e vias com velocidade máxima de até 20 km/h, entre outros locais a serem definidos por regulamentação.
Entre as principais regras, está a proibição do uso por menores de 16 anos, a obrigatoriedade do uso de capacete e a proibição do transporte de passageiros. Outros equipamentos de proteção individual são recomendados, mas não exigidos. GMConline
إرسال تعليق