Será realizado nesse sábado, 7, na Unidade Básica de Saúde Iguaçu em Maringá um mutirão de diagnóstico de câncer de pele. 100 pacientes serão atendidos.
As consultas já foram agendadas. O mutirão é uma realização da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com a Prefeitura de Maringá no mês de conscientização sobre o câncer de pele, o Dezembro Laranja. A dermatologista Aline Bilemjian, coordenadora do Dezembro Laranja na cidade, explica que a campanha é nacional.
“Essa campanha é uma ação promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a SBD nacional, então nesse dia vai ter atendimento no Brasil inteiro, começa a partir das 9 horas da manhã. Aqui em Maringá é feita uma parceria com a prefeitura, para a gente estar realizando esses atendimentos. É importante destacar que são dermatologistas da cidade que voluntariamente vão prestar esse atendimento junto comigo à população. E além dessa questão dos atendimentos, é importante a gente estar promovendo a conscientização sobre a prevenção do câncer de pele”, diz.
A dermatologista Aline explica sobre o que é o câncer de pele e como identificar.
“A gente divide de modo didático, em dois principais grupos. A gente tem os melanomas e os carcinomas. Então, quais seriam os sinais de alerta para quem está em casa? O melanoma é muito parecido com as pintas. Então quem tem muita pinta é importante estar sendo examinado por um dermatologista. Existem alguns sinais de alerta, pintas que se modificam, que são maiores, que têm bordas irregulares… nos chamam a atenção de algum modo e têm que ser examinadas.
E os carcinomas, a gente costuma dizer num modo para fácil entendimento que é algum machucadinho, os pacientes às vezes até trazem como relato em consulta que é uma espinha que não cicatriza, então um machucadinho que não some…é importante que seja examinado também. Pois pode não ser uma espinha, nem um simples machucadinho, e sim um câncer de pele”, afirma.
Os casos de diagnóstico positivo serão encaminhados para tratamento. GMConline
Postar um comentário