Há alguns anos, uma cachorrinha se tornou o xodó de um dos principais pontos turísticos de Maringá. Amora, uma vira-lata de 6 anos, além de conquistar o coração de funcionários e visitantes do Parque do Japão, também resolveu um problema que gerava constantes transtornos: os ataques de lontras, que na época foram apelidadas de “lontras assassinas” no famoso cartão-postal da cidade.
Amora chegou ao parque 2020. Ao GMC Online, o administrador do parque, Luiz Uema, explicou que Amora foi adotada com uma missão especial: espantar as lontras que, à noite, invadiam o parque para devorar dezenas de carpas dos lagos. Segundo ele, os ataques causavam um grande prejuízo e eram uma verdadeira “dor de cabeça”, pois as carpas precisavam ser constantemente repostas.
“A Amora está com conosco já faz um tempo. Eu precisava de um cachorro para tentar assustar pelo menos as lontras que apareciam no parque, então fui a uma feira de adoção. Quando eu cheguei nesse local, eu vi vários cachorros, e a Amora estava no fundo da casa, quando me viu, escapou de estava e foi ao meu encontro. Eu falei, essa aqui que eu vou levar. Acho que era que me escolheu, né? Eu escolhi ela”, diz.
As carpas do parque
Luiz não sabe precisar quantas carpas foram devoradas pelas lontras no parque, mas afirma que foram centenas, já que os ataques ocorriam todas as noites, durante dois anos. Ele ainda falou sobre dificuldade de repor esse tipo de peixe. De acordo com ele, após a chegada da mascote, as lontras nunca mais apareceram.
“Essas carpas são ornamentais e são uma das atrações do parque. Carpas destes tamanhos são caras e difíceis de encontrar para comprar. Então, temos que preservar ao máximo esse tipo de peixe, não dá para bobear, sem a Amora, não sei o que íamos fazer. As lontras apareciam porque elas sentiam o cheiro das carpas, que é um dos alimentos dela.
Com a mascote Amora a realidade era espantar, não maltratar, mas afastar as lontras daqui. E ela fez o trabalho dela, conseguiu espantar todas as lontras do parque. Depois de feito o trabalho, eu disse: ‘Agora vamos continuar com ela, porque ela já faz parte do parque’ e está conosco desde então”, afirma. GMConline
إرسال تعليق