A taxa de homicídios no Paraná caiu 31% entre 2012 e 2022. Em 2012, a taxa proporcional de homicídios a cada 100 mil habitantes era de 32,3 e, em 2022, o número caiu para 22,3. Essa foi a maior redução em relação aos outros estados da Região Sul. Os dados foram extraídos do Atlas da Violência 2024.
Os números absolutos de homicídios também registraram redução no Paraná: mesmo com o aumento da população estadual entre 2012 e 2022, houve uma queda de 25,5% nos casos. Em 2012, ocorreram 3,4 mil homicídios. Já em 2022, o número caiu para 2,6 mil.
No Brasil, a queda da taxa de homicídios foi de 24,9%. Colocando o Paraná em uma posição acima da média nacional.
O secretário de segurança pública do Paraná (SESP), Hudson Teixeira, analisa que os dados são reflexo da atuação da SESP para fortalecer o trabalho dos policiais civis e militares do estado. Além da compra de viaturas, embarcações, helicópteros, equipamentos de proteção e armamentos. De acordo com Teixeira, houve também, no período analisado, uma reestruturação das carreiras de segurança estaduais.
“Nos últimos anos o Estado tem buscado dar melhores condições de trabalho para os agentes de segurança, o que passa pela compra de equipamentos mais modernos e de qualidade, mas também pelo treinamento e a valorização da carreira destes profissionais”, explica.
“Isso se reflete nos bons índices de segurança que têm sido registrados pela própria Secretaria de Segurança Pública e por outras instituições”, completa.
Conheça o Atlas da Violência
O Atlas da Violência é elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O documento busca retratar a violência no Brasil, com base de dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. Nos gráficos, é possível analisar as taxas crimes como homicídio, feminicídio, violência sexual, em perspectiva de região, de raça, de faixa etária, entre outros. Paraná Portal
إرسال تعليق