Dia Mundial do Doador de Sangue: o que você precisa saber para doar

 


Nesta sexta-feira, 14 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, com o objetivo de incentivar mais pessoas a doarem e conscientizar sobre a necessidade das doações. O mês de junho também marca a campanha do Junho Vermelho, colaborando com o incentivo.


Uma das possibilidades de coleta de sangue para doação em Maringá é o Hemocentro Regional, que faz parte do Hospital Universitário de Maringá (HUM).


Atualmente, o estoque do Hemocentro esta estável, mas a instituição alerta para a necessidade de doação diariamente. Como muitos pacientes são atendidos constantemente, as tipagens sanguíneas do estoque oscilam, podendo haver baixas. De acordo com Angela Maria Tessaro, assistente social do Hemocentro, o tipo O negativo está em falta, mas ela lembra que “todo tipo de sangue é importante e por isso temos a necessidade dos doadores regulares”.


Saiba quem pode doar

Para doar, todas as pessoas precisam atender pré-requisitos básicos:


Estar saudável;

Ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos);

Pesar no mínimo 50kg;

Estar descansado;

Estar alimentado (eviando alimentos com excesso de gordura);

Não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas

Vale lembrar que menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Além disso, cada potencial doador passará por uma avaliação prévia e então poderá ser autorizado a fazer a doação.


Existe também um intervalo mínimo a ser respeitado para aqueles que já são doadores. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, com um intervalo mínimo de 60 dias entre cada coleta. Já as mulheres podem doar sangue até três vezes por ano, com um intervalo mínimo de 90 dias entre cada coleta.


Todo o processo de doação inclui cinco etapas: cadastro, pré-triagem, triagem, lanche e coleta. O tempo estimado é de aproximadamente 40 minutos de duração.


Não há a necessidade de realizar exames antes da doação, pois toda pessoa passa por uma avaliação hematológica e clínica para saber se esta apta para doar sangue. Este processo é repetido antes de cada coleta. GMConline

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem