Maringaense gastou mais em bebidas e fumo em 2023 do que em 2022, aponta levantamento


 Um levantamento realizado pelo IPC Maps, a pedido do GMC Online, mostra que os maringaenses gastaram mais em bebidas (alcoólicas ou não) e fumo em 2023 em relação a 2022. Os dados foram divulgados pela plataforma de análise demográfica e potencial de consumo. Em 2023, os gastos com bebidas pelos maringaenses foi de R$ 241,7 milhões. No mesmo ano, o gasto com fumo foi de R$ 74,8 milhões.


Ainda de acordo com o estudo, que analisa os gastos das classes sociais, a classe B foi a que mais gastou com bebidas, com consumo acima de R$ 108,4 milhões. Em seguida, figura a classe C, com gastos que superaram os R$ 91,8 milhões em bebidas. Em 2023, a classe A gastou cerca de R$ 29,6 milhões, seguida pela classe D/E, com gastos de R$ 11,8 milhões.


Na categoria que analisa o consumo de fumo, a classe C figura como a categoria que mais gastou com esse tipo de produto, com R$ 41,2 milhões, seguida pela Classe B, com consumo acima dos R$ 23,4 milhões. A classe D/E consumiu, em 2023, pouco mais de R$ 6,6 milhões em fumo, enquanto a classe A gastou cerca de R$ 3,5 milhões.


Os números deste ano de 2023 representam alta se comparados aos de 2022, quando os maringaenses gastaram R$ 231,4 milhões com bebidas e R$ 74,2 milhões com fumo.


Ao GMC Online, o diretor do IPC Maps, Marcos Pazzini, afirma que o aumento nos consumos se deu por conta da inflação do período, porém, percebe-se que em Maringá houve uma diminuição de participação no consumo, em relação à média brasileira.


“Estes aumentos tem a ver com a inflação do período, pois o potencial de consumo de Maringá teve uma ligeira perda de participação em relação ao total do Brasil, o que, em termos reais, significa que há menos dinheiro circulando na economia de consumo do município. 


O IPC Maps de 2022 de Maringá foi igual a 0,30752%, ou seja, de cada R$ 100,00 gastos pelos brasileiros, pouco menos de R$ 0,31 foi responsabilidade da população de Maringá; em 2023 essa relação foi de R$ 0,30146, o que representou queda real de R$ 416,7 milhões girando na economia do município. Em termos reais, o potencial de consumo das famílias brasileiras aumentou 3,2% entre 2022 e 2023. O potencial de consumo dos brasileiros em 2022 foi igual a R$ 6,254 trilhões e em 2023 fechou em R$ 6,875 trilhões.”


MARINGAENSES GASTARAM MAIS EM BEBIDAS E FUMO DO QUE EM LIVROS

Na seção de livros e material escolar, os maringaenses registraram um potencial de consumo de mais de R$ 118 milhões em 2023.


A classe que mais registrou consumo dessa categoria foi a classe B, com gastos de R$ 70,8 milhões, seguida pela classe C, que teve um consumo registrado de R$ 33,4 milhões. A classe A teve um gasto de pouco mais de R$ 11 milhões em livros e material escolar, enquanto a classe D/E registrou um consumo de R$ 2,7 milhões.


Em 2022, a população da Cidade Canção registrou consumo de R$ 107,9 milhões em livros e material escolar. GMConline

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem