Depois de receber o título de Cidadã Honorária do Paraná na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Cida Borghetti foi novamente homenageada. Em cerimônia realizada nessa sexta-feira, 1°, em Maringá, empresários e lideranças locais e estaduais, parabenizaram a ex-governadora pela honraria recebida.
Cida nasceu em Santa Catarina, mas foi no Paraná que cresceu, constituiu família e construiu trajetória política.
“É um dia que a emoção mais uma vez toma conta. Pelo carinho, pelas pessoas que aqui estiveram representando, seja os setores, mas a população de uma maneira geral de toda a região que vem nessa noite trazer o seu carinho, o seu apreço pela homenagem que esta semana recebemos o título de cidadã honorária do Estado do Paraná. É de fato a certidão de nascimento do Paraná, já que nasci em Caçador, Santa Catarina. Mas cheguei na cidade de Curitiba ainda com quatro anos de idade, com toda a minha família, e eu tenho uma gratidão imensa ao povo paranaense..”
Segundo o marido e deputado federal e secretário de Estado Ricardo Barros, foi importante comemorar essa conquista também em Maringá.
“A Cida foi eleita sempre com o título aqui Maringá. O povo sempre a fez a mais votada aqui. Então foi a primeira mulher a governar o Paraná. É realmente uma homenagem importante, contribuiu muito, trouxe muitas conquistas para nossa cidade, para nossa região, através dos mandatos que o povo lhe conferiu. E também como Governadora, fez o governo muito eficiente na aplicação de recursos públicos, estamos muito felizes. com essa homenagem que o Soldado Adriano propôs e a Assembleia aprovou por unanimidade. Ela está muito emocionada, já tivemos um grande evento lá na Assembleia Legislativa do Paraná e não podíamos deixar de receber o abraço, não só dos maringaenses, mas das lideranças de toda a região que sempre a apoiaram para que ela fosse deputada estadual, deputada federal, vice-governadora e Governadora do Paraná”, comentou o secretário de Indústria e Comércio do Paraná Ricardo Barros.
De acordo com a filha, a deputada Maria Victoria, o Paraná a acolheu.
“O Paraná, de fato, a acolheu como agora cidadã honorária do Estado, por proposição do deputado soldado Adriano José, mas aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Paraná, na última terça-feira, recebeu a honraria no parlamento, mas não poderia deixar de estar aqui na cidade de Maringá, comemorando com amigos, familiares e tantos queridos que estão aqui prestigiando a nossa simpática e carismática sempre governadora, Cida Borghett”, afirmou a deputada estadual Maria Victoria.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Afim), José Carlos Barbieri, falou da contribuição de Cida para as demandas do município.
“A Cida Borghetti é nossa sempre governadora. Ela é uma pessoa carismática, trabalhou pelo nosso município, seja na Assembleia ou no Congresso Nacional, sempre envolvida com muitos projetos. Então essa homenagem como cidadão honorária do Paraná é mais do que merecido. A gente veio realmente para aplaudi-la por toda essa trajetória que ela teve no meio político. E ela é uma pessoa que sempre que você precisa dela, você pode contar, ela te ouve, ela te orienta. Os projetos que ela fez, principalmente relacionado ao Estatuto da Criança, são projetos que colocam ela no patamar bem diferenciado dos demais políticos”, disse Barbieri.
A honraria recebida por Cida na Alep foi proposta pelo deputado estadual Soldado Adriano José. Segundo ele, é um título para pessoas que se destacaram na sociedade, difícil de ser aprovado na Alep.
“Esse título de cidadã honorária realmente é um título que é muito difícil de ser aprovado na Assembleia Legislativa e ele realmente é designado para aquelas pessoas que se destacaram ou se destacam na sociedade. A Cida Borghetti, pelo fato primeiro de ser mulher, porque nós vivemos em um país onde ainda existem em algumas áreas da sociedade com algum preconceito com relação à mulher. A Cida Borghetti começou a sua vida pública aqui em Maringá, em 1989, quando seu marido, Ricardo Barros, foi eleito prefeito, primeiro mandato do Ricardo, e ela assumiu enquanto presidente da Provopar voluntariamente e fez um trabalho extraordinário, voltado principalmente para as mulheres e para as crianças. Depois foi candidata à prefeita na cidade, se elegeu deputada estadual, foi reeleita deputada estadual, depois se elegeu deputada federal e na Câmara Federal também defendeu pautas principalmente para as mulheres e para as crianças. Eu cito como exemplo um programa que ela defendeu muito que é o trabalho de combate ao câncer de mama. Isso se espalhou para todo o Brasil. […] A Cida Borghetti é um exemplo para muitas mulheres”, afirmou o deputado estadual Adriano José.
Cida Borghetti, emocionada, agradeceu a homenagem.
“A gratidão a Deus pela missão que me deu, como deputada estadual que fui, deputada federal, vice-governadora, Governadora, primeira mulher a governar esse estado na sua história. E sair daqui, de Maringá, dessa região, que eu tenho minha maior gratidão a todos vocês. Muitas pessoas voluntárias, muitas pessoas que nunca se manifestaram e que vieram aqui hoje, através da manifestação que foi organizada por uma comissão e muitas pessoas vieram aqui pela primeira vez trazer o seu abraço. Eterna gratidão”, disse Cida. GMConline
إرسال تعليق