Mais de 7,3 mil estudantes vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Maringá. O primeiro dia de exame será neste domingo, 5. Serão dois locais de provas em Maringá. A estudante Maria Clara Moura Braga se preparou o ano todo para o Enem.
Ela pretende cursar Medicina, um dos cursos mais concorridos em todos os concursos para entrar na graduação. A preparação foi intensa e diária ao longo de todo o ano, diz ela.
“Estou bem ansiosa porque me preparei para o ano todo. Eu faço cursinho aqui em Maringá e não foi só focado para o Enem, foi para outras provas do Paraná”, diz.
E agora, na véspera, segundo Maria o jeito é confiar na preparação e descansar o corpo, a alma e o espírito. A Maria é um dos 7.349 candidatos inscritos que vão prestar o Enem em Maringá. O primeiro dia de provas será no domingo, o segundo, no dia 12 de novembro.
E a orientação dos profissionais é mesmo essa: descansar. Revisar os conteúdos faltando tão pouco tempo para prova pode ser um tiro no pé. É o que explica a coordenadora pedagógica Juliana Montenegro.
“É fato que neste momento eles vão estar com muita tensão, nervosos, muito ansiosos, principalmente por estar próximo das provas como o Enem que é uma prova esperada muito pelos estudantes e nossa dica sempre é evitar o conteúdo na véspera, questão alimentar e sono, é muito bom se alimentar bem e ter uma boa noite de sono”, afirma.
Segundo ela, o Enem é uma prova de interpretação de texto e as questões são multidisciplinares.
A Laís Tolotto também quer fazer Medicina e ela já sabe que o preparo psicológico é tão importante quanto dominar o conteúdo. Ao todo, no Paraná, 166.514 estudantes inscritos vão realizar a prova em 89 cidades do estado. São 340 locais de prova e 5.712 salas de aplicação no Paraná.
Em Maringá, duas universidades serão locais de prova.
Para os candidatos, vale sempre frisar orientações como: levar documento com foto, lanche leve e ficar de olho no horário. Em Maringá, segundo a administração municipal, os estudantes terão transporte coletivo gratuito para ao longo dos dois dias de provas.
No Brasil todo, são mais de 3,9 milhões de inscritos para o Enem. GMConline
Postar um comentário