Maringá segue com alertas climáticos que indicam tempestade e onda de calor. Nesta segunda-feira, 13, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para Maringá e parte do Paraná, que indica grande risco devido a uma onda de calor.
O aviso segue até às 23h59 desta sexta-feira, 17. Segundo o Inmet, há “risco à saúde, com temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias”. O Inmet emitiu também alerta laranja de tempestade para o Paraná, incluindo Maringá, com vigência até às 22h desta terça-feira, 14.
O risco é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Confira abaixo as instruções do Inmet.
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Segundo o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Lizando Jacóbsen, a onda de calor deve ser acompanhada de riscos de fortes de temporais, pois, “além do calor, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil. Encontrando esse ambiente atmosférico muito quente por aqui, o risco de temporais fica muito elevado”, disse.
Segundo o Simepar, a previsão para esta terça-feira em Maringá é de um acumulado de 16 milímetros de chuva.
De acordo com o Simepar, nesta quarta-feira, 15, feriado da Proclamação da República, com temperaturas altas, os índices de instabilidades seguem elevados em todas as regiões paranaenses. Assim, as condições são novamente para pancadas de chuvas acompanhadas de raios e não se descarta a ocorrências de rajadas de ventos fortes. Contudo, o Simepar não prevê chuva para Maringá nesta quarta-feira. GMConline
Postar um comentário