‘Saí estressada da prova, achei que tinha ido muito mal’, diz maringaense com a maior nota no vestibular da UEM

 


Mesmo diante do resultado, a maringaense que conquistou a maior nota na classificação geral do Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) quase não acreditava ter conquistado a sonhada vaga na instituição. Milena Babugia Pinto, de 24 anos, foi aprovada em primeiro lugar Medicina e obteve, também, a maior pontuação entre todos os cursos do vestibular. 


Os resultados do Vestibular 2021, da 3ª etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2021 e do Vestibular para Pessoas com Deficiência (PcD) 2022 da UEM foram divulgados na manhã desta quarta-feira, 20. 14.541 candidatos disputaram as 2.367 vagas ofertadas, uma soma do Vestibular de Inverno e do Vestibular de Verão da universidade. 


Milena relembra que, no dia da prova, não ficou satisfeita com o próprio desempenho e saiu estressada, acreditando que não conseguiria atingir a pontuação suficiente. “[Para conferir o resultado], eu entrei no listão geral, eu nem entrei no listão dos aprovados, porque eu tinha saído muito estressada da prova e eu achei que tinha ido muito mal, e na verdade não fui. 


Eu já tinha passado em Ponta Grossa e já estava com as coisas planejadas para ir [para lá], estava pesquisando apartamentos em Ponta Grossa enquanto o resultado da UEM não saía. Agora vou ficar em Maringá”, afirmou a estudante em entrevista à repórter Luciana Peña, da CBN Maringá. 


No total, a maringaense obteve 295.8 pontos, de um máximo de 360 pontos. O segundo lugar na classificação geral é da estudante Larissa Oberdenge Arruda, que também foi aprovada em Medicina. Ela obteve 289 pontos. 


Milena foi uma entre os milhares de estudantes do País que precisaram adequar a rotina de estudos durante a pandemia de covid-19. Segundo ela, foi um momento muito desafiador que exigiu, também, cuidados com a saúde mental. “Eu venho tentando há muito tempo, acho que foram seis anos de cursinho. 


E, na pandemia, foi o momento em que eu comecei a ter mais autonomia nos estudos, porque eu praticamente deixei de vir para o cursinho e fiz tudo online. Mas eu também respeitava o meu tempo, não era só estudo… eu também caminhava, fazia ballet. Isso me ajudou bastante, pelo psicológico mesmo”, destacou. 


De acordo com ela, apesar de estar estudando em casa, foi possível manter uma rotina intensa de estudos. “Eu acordava 7h, 7h30 eu já estava estudando e ia até 12h, ou 12h15. Depois eu dava um tempo, voltava, estudava à tarde de novo até mais ou menos 18h ou 19h. E muito eu estudei por provas também, para conhecer a UEM, saber quais são as pegadinhas, onde eu tinha mais dificuldade… Eu acho que foi um período de crescimento”, considera. 


Festa pós-aprovação


Assim como para Milena, esta quarta-feira é um dia de muita alegria para dezenas de estudantes agora aprovados na UEM. Em frente a um colégio que oferece cursinho pré-vestibular em Maringá, alunos e professores comemoravam. 


A Rafaela Leite Amaral ficou em primeiro lugar no curso de Ciências Sociais, mas disse que vai seguir o sonho de fazer Jornalismo, já que também garantiu a vaga na UEL. “Vou escolher Jornalismo porque é muito legal, sempre foi meu sonho. Eu descobri que é minha paixão e vai ter que ser isso”, afirmou.


O diretor do colégio pré-vestibular, Lauderi Dalbosco, comemorou junto com os alunos aprovados. “A gente convive com eles e sonha com eles, trabalha junto o ano todo, então não poderia ser diferente e não participar dessa alegria. Estamos muito felizes por eles terem conseguido realizar o sonho de entrar na universidade, principalmente na UEM, que é uma universidade renomada e que se destaca não só no cenário do Paraná, como no Brasil. É fantástico”, disse Dalbosco.


O Vestibular da UEM deste ano foi realizado pela primeira vez em apenas um dia, em 20 de fevereiro. 


Os candidatos aprovados farão matrícula para ingresso no ano letivo de 2022. As matrículas serão aceitas na segunda-feira, 25, a partir das 14h.

GMConline

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem