O livro “VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso”, que conta a história do maringaense que fingiu ser herdeiro da Gol Linhas Aéreas, acaba de ganhar uma nova edição. Marcelo Nascimento da Rocha, que ficou conhecido como “Marcelo Vips”, ficou famoso após se passar por Henrique Constantino, filho do dono da empresa aérea, durante uma festa de carnaval no Recife (PE), em 2001.
Essa foi só uma das mentiras contadas por ele – e a que ganhou mais repercussão. O maringaense assumiu diversas outras identidades falsas, tendo se passado por policial, músico, atleta e outros. Nessa época, Marcelo conheceu diversas celebridades e até aprendeu a pilotar aviões.
A história do maringaense despertou o interesse da escritora paulistana Mariana Caltabiano, 49 anos, e virou livro. “Eu havia acabado de fazer um curso de cinema em Nova Iorque e estava à procura de uma história para contar.
Em 2001, vi um programa do Amaury Jr. no qual ele dizia ter sido enganado pelo Marcelo Nascimento, que se fez passar por dono da Gol, num evento que contou com a presença de muitas celebridades e cobertura da imprensa”, relatou em entrevista ao GMC Online.
A primeira edição do livro foi lançada em 2005. Depois, Mariana dirigiu um documentário e um filme sobre o maringaense – lançados em 2011. Durante as gravações, ela precisou visitar Marcelo diversas vezes na prisão, em Curitiba. O longa, em que Marcelo é interpretado pelo ator Wagner Moura, chegou a concorrer à vaga de melhor filme estrangeiro no Oscar 2012.
Agora, o livro ganha uma nova edição, atualizada e ampliada. O lançamento da obra ocorreu em março deste ano, na Livraria da Vila da Rua Fradique Coutinho, em São Paulo (SP), e contou com a presença do protagonista. Ao GMC Online, Mariana Caltabiano falou um pouco sobre as informações adicionais que traz na nova versão:
“Nesta versão do livro, eu conto o que aconteceu com o Marcelo depois que lançamos o documentário e o filme em 2011. Além disso, o Marcelo me ajudou a entender o que houve no acidente da Tam de 2007, no qual perdi dois irmãos”. Ficou curioso? “Detalhes sobre isso na nova versão do livro e também no documentário”, frisa a autora.
Ela também deixou uma possibilidade no ar: “já fizemos o livro, o filme e o documentário, agora só falta a série”.
De Maringá para os holofotes
Marcelo Nascimento da Rocha nasceu em Maringá e morou em Mandaguaçu até os oito anos de idade. Apesar de ter se mudado da região ainda criança, diz ter apreço pela Cidade Canção: “Nasci nesta cidade e adoro Maringá”, disse à reportagem do GMC Online.
Ele ficou preso por 11 anos e 9 meses por falsidade ideológica e foi liberto em março de 2014. Hoje, aos 46 anos, o maringaense afirma que a fase de “mentiroso” ficou no passado: “paguei por todos os meus erros”. Atualmente, ele mora em Curitiba:
“[tenho uma] vida tranquila, trabalho com eventos e consultorias”, conta. Sobre a repercussão da nova edição do livro, o protagonista afirma que não ficou surpreso: “A repercussão era esperada, já que o primeiro livro virou best seller”, disse.
GMConline
إرسال تعليق