A campanha anual de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira, 4, para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Em Maringá, a aplicação das doses será feita em 16 unidades de saúde. Este ano, trabalhadores da saúde que não completaram o calendário vacinal contra o sarampo também poderão ser imunizados contra essa doença.
As vacinas podem ser feitas simultaneamente com doses contra a covid-19 porque, de acordo com a infectologista Ana Gurgel, já ficou comprovado que não há contraindicação. “Hoje não precisamos mais aguardar os 15 dias entre uma vacina e outra, isso foi no início, quando estávamos avaliando se ia haver interação com essa vacina nova do covid.
Lembrando também que será reforçada a vacina do sarampo, o Brasil era um país livre de sarampo e, infelizmente, a partir de 2018 começamos a ter novos casos e surtos, isso se deve à falha da adesão da vacina das crianças”, alerta a especialista.
“Lembrando também que estamos entrando num período onde as doenças respiratórias são mais frequentes, então, há a importância da vacinação e da prevenção”, reforça a infectologista Ana Gurgel.
Mas é importante relembrar que, caso a pessoa esteja com sintomas gripais, é recomendado esperar para se vacinar.
Após o término desse público alvo, a vacinação contra influenza será aberta para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores de ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Após a finalização desses grupos, a vacina será disponibilizada para o restante da população.
O ′Dia D′ de vacinação contra gripe e sarampo será no dia 30 de abril. A campanha de imunização segue até dia 3 de junho.
GMConline
إرسال تعليق