Oito famílias vindas da Ucrânia, fugindo da guerra, serão acolhidas em Maringá. A expectativa é que elas cheguem na cidade já na próxima terça-feira, 19. Uma cerimônia de boas-vindas será realizada a partir da 13h, na Praça do Conhecimento da Unicesumar.
O acolhimento às famílias será realizado pela 2ª Igreja Presbiteriana de Maringá (IPI), que será responsável por cinco famílias, e pela Igreja Presbiteriana da Vila Operária (IPVO), que acolherá três famílias. Elas foram desafiadas pela Rede de Parceria do Reino Global, que incentiva igrejas de todo o planeta para projetos assistenciais.
Em Maringá, os imigrantes receberão moradia, educação, alimentação e assistência durante um período de 12 meses. Os apartamentos que as famílias irão utilizar foram alugados e estão sendo mobiliados com doações de fiéis das duas igrejas, como explica o pastor da 2ª Igreja Presbiteriana de Maringá (IPI), Naamã Mendes.
“Eles chegam em Curitiba quinta-feira, ficam lá em um tempo de revisão médica, alguns cuidados em função da viagem tão longa. Em seguida eles vêm para cá, chegam aqui no dia 19, que é terça-feira às 14h na Praça do Conhecimento no Unicesumar. Vamos ter uma pequena festa de recepção envolvendo a nossa comunidade, os ucranianos que moram aqui que puderem estar. Vamos fazer um tempo de alegria para eles, de mostrar para eles que nós, os cristãos, e, de um modo especial, os maringaenses também são pessoas amáveis e receptivas”, disse.
Após o período de 1 ano, as famílias acolhidas poderão escolher se voltam para a Ucrânia ou se instalam definitivamente no Brasil. Conforme o pastor, ajudar o próximo em um momento como esse é um compromisso cristão.
“É um projeto para um ano e vai ser mantido, em parte pela nossa igreja, em parte pelos empresários cristão da cidade e outros empresários que queiram nos ajudar. […] Cremos que em um ano eles poderão tem as definições da vida deles, de continuidade aqui ou de volta para a Ucrânia”, disse o pastor Naamã.
Segundo um dos membros da Igreja Presbiteriana da Vila Operária, Marilia Matsuzawa, foi montada uma comissão para receber os refugiados. Ela explica que as famílias serão acolhidas integralmente. “Nós já alugamos três apartamentos para recebê-los e agora estamos buscando doações pra tentar conseguir o máximo de coisas possível. A doação pode ser de coisas físicas ou em dinheiro. Estamos montando três apartamentos e o custo é elevado”, diz.
Como ajudar
As doações podem ser feitas diretamente na Igreja Presbiteriana da Vila Operária ou solicitar que alguém da igreja busque os itens que serão doados. É possível também fazer um pix direto para a conta missionária da igreja e identificar que o dinheiro enviado é para os ucranianos.
Para doar, basta entrar em contato pelo telefone (44) 3226-4473 ou (44) 9 99185-1206. A IPVO está localizada na Av. Paissandu, 32, zona 03, Vila Operária. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.
Para doar para a IPI itens como móveis e eletrodomésticos. Para colaborar financeiramente, clique aqui. É possível também entregar as doações diretamente na igreja. O endereço é Rua Santos Dumont, 1381, zona 03, e o horário é das 9 às 12h e das 14h às 19h. Quem desejar obter mais informações junto à IPI pode entrar em contato pelo número (44) 9-9996-9664.
GMConline
Postar um comentário