Conselho Tutelar de Maringá apresenta demandas aos vereadores


 Um grupo de conselheiros tutelares de Maringá esteve presente na Câmara Municipal nesta terça-feira, 5. A convite do vereador Mário Verri (PT), eles usaram a tribuna para apresentar aos demais parlamentares as demandas mais urgentes do setor na cidade.


As demandas já constam em um manifesto, assinado pelos dez conselheiros tutelares de Maringá e entregue aos vereadores na última quinta-feira, 31. O documento em questão tem o objetivo de apresentar demandas para futura Secretaria da Criança e do Adolescente.


Nesta terça-feira, 5, foi a vez de explicar sobre as necessidades mais urgentes. O Conselho Tutelar em Maringá cobra, por exemplo, a criação de um novo Centro de Referência de Assistência Social (Creas), com equipe completa, além do fortalecimento de outros programas específicos para o atendimento da Infância e Adolescência.


Conforme a a coordenadora do Conselho Tutelar Zona Norte, Lia Chicoski, atualmente Maringá tem 351 famílias na lista de espera para atendimento no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), mas faltam profissionais.


“Nesse manifesto a gente fala da necessidade da abertura de mais um Creas, são 351 famílias aguardando tanto a acolhida inicial quando no Paefi, Nós temos uma demanda importante no Capsi, que só tem na Zona Sul. […] Nós precisávamos que abrissem um Capsi no Zona Norte, por que há uma demanda muito grande”, disse a coordenadora.


O grupo também pede maior atenção ao Programa Família Acolhedora.


“Uma vez a gente só tem uma equipe atendendo quase o dobro de famílias do que o recomendado pelo Manual Suas. […] São demandas que a gente trouxe para a Câmara, para que sejam instaladas como políticas públicas”, disse.


O manifesto assinado pelos conselheiros já está em posse da Câmara de Maringá, para apreciação dos vereadores.

GMConline

Comente

أحدث أقدم