Apucarana vai adicionar Libras na grade da rede municipal de ensino


 Alunos da rede municipal de ensino de Apucarana vão passar a ter aulas de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, na grade curricular. A previsão da Autarquia Municipal de Educação da cidade é que a partir de agosto algumas turmas já tenham aulas semanais da ‘língua de sinais’. 


De acordo com a secretária de Educação, Marli Fernandes, atualmente a rede municipal de ensino tem seis alunos surdos que já são acompanhados em todas as atividades por um intérprete. 


O objetivo é que os demais alunos aprendam a Libras para melhorar a interação com os colegas surdos, que muitas vezes se sentem sozinhos por não conseguirem se comunicar com todos, como explica a secretária. 


“É uma das nossas metas, já foi colocada lá em 2014 no Plano Municipal de Educação, de ter Libras como disciplina e a gente vem tentando preparar esse professor. […] Nós temos o intérprete ao lado da criança durante todo o tempo que ela fica na escola. Nós temos 6 crianças surdas. Agora, estamos vendo a possibilidade de já colocar em algumas turmas a Libras enquanto disciplina mesmo. Entraria na matriz curricular semanalmente. […] 


É importante, porque às vezes a criança se sente sozinha. Ela consegue conversar com o intérprete, mas as vezes ela não consegue conversar com os amigos. Pelo menos, nessas turmas em que a criança está inserida, os amigos também vão passar a entender um pouco da Libras a criança vai ter uma facilidade maior de comunicação, de acolhimento. Isso que a gente busca na educação especial: que a criança possa ter essa integração com os demais alunos, que ela não se sinta isolada, não se sinta sozinha, mas que ela se sinta também participante daquela turma, daquele grupo”, diz Marli.


Segundo ela, a dificuldade de encontrar profissionais para dar aulas de Libras atrasou o processo de implantação da disciplina.


“Nossa dificuldade, de não ter colocado ainda nesses anos todos, é o profissional formado. Nós tivemos várias iniciativas aqui no nosso município em parceria com as universidades de curso de Libras, o básico e o intermediário. Mas a formação mesmo, uma graduação de Libras, nós não temos muitos profissionais. Então essa é a dificuldade, de ter o profissional para trabalhar ali”, explica Marli.


Apucarana tem 12 mil alunos na rede municipal de ensino.

GMConline

Comente

أحدث أقدم