Mais uma das novas pastas criadas na Reforma Administrativa da Prefeitura de Maringá tem uma nova titular. Aline Câmara, de 35 anos, professora e ativista dos direitos da Criança e do Adolescente, foi empossada nessa sexta-feira, 8 como secretária da Criança e do Adolescente de Maringá.
A cerimônia de posse foi realizada no Paço Municipal e contou com a presença de representantes de entidades que atuam na defesa das crianças aqui em Maringá, como o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de secretários municipais e vereadores.
Entre as ações já planejadas, está a criação do ‘Maio Laranja’, um mês de conscientização e combate a exploração sexual de menores, que será um dos focos iniciais da pasta, como explica a secretária da Criança e do Adolescente de Maringá, Aline Câmara.
“Acho que o principal foco da secretaria vai ser a gestão e articulação, política pública para criança e adolescente na cidade de Maringá, sobretudo voltado para a prevenção da violência contra as crianças. […] A gente vai sentar com a rede para organizar o fluxo de violência, para atender melhor a criança e o adolescente”, disse Aline.
A criação de uma secretaria para cuidar especificamente dos direitos da Criança e do Adolescente é uma demanda já antiga. Conforme o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Maringá (CDCA), Ailton Morelli, a nova pasta permitirá a articulação de ações mais efetivas.
“Nós temos desde 1988, na Constituição, o princípio da criança como prioridade absoluta. Então isso é muito complicado de construir e nos temos, no caso de Maringá, uma população de quase 30% com menos de 18 anos. […] Essa secretaria vem com esse objetivo de melhorar o que já está encaminhando e atender uma demanda bastante complexa, que é a questão da violência”, disse Morelli.
Para o prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), cuidar das crianças e adolescentes vai além da Assistência Social. Por isso, a criação de uma nova secretaria.
“A política para a criança, ultrapassa a Secretaria da Assistência Social. Envolve a Secretaria da educação, na parte pedagógica, a Secretaria da Saúde, na proteção, no tratamento, na saúde das crianças, a cultura, o esporte, a Secretaria da Mulher.
Então ela envolve praticamente todas as secretarias e a ideia é de uma secretaria específica para fazer toda a articulação, para cobrar os serviços, para dar apoio a uma rede de proteção contra a violência à criança, estar junto com os conselhos tutelares”, disse o prefeito.
GMConline
Postar um comentário