Paraná declara fim da epidemia da gripe H3N2

 


Nesta quarta-feira, 30, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) decretou o fim da epidemia de H3N2 no Paraná. A doença é um tipo do vírus da Influenza A. A decisão de suspender o estado de epidemia foi tomada devido à redução progressiva de casos da doença no Estado.


O Paraná estava em situação de epidemia por H3N2 desde o dia 12 de janeiro, após o aumento no número de casos e mortes fora do período sazonal. Em entrevista à Agência Estadual de Notícias (AEN), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que a transmissão do vírus se intensificou no início deste ano porque houve um grande número de aglomerações no fim de 2021.


“Em locais de muita frequência, de muitas pessoas, de aglomerações, não apenas o Covid está circulando, mas também esta circulando o vírus da Influenza H3N2 e que nós poderíamos passar sem isso”, disse.


Segundo Beto Preto, a nova versão da vacina da gripe, que contempla os vírus H1N1, H3N2 e a cepa B, é uma das melhores formas de prevenção da doença e de uma nova epidemia.


“A vacina já está modernizada com as novas cepas e variantes circulantes no hemisfério norte, nesse inverno que está acabando lá. Vamos partir agora para vacinar a nossa população. Começando com crianças, com idosos, com profissionais de saúde. Nós temos quase 5 milhões de paranaenses para vacinar ao longo de três meses”, disse.


A Campanha Nacional de Imunização contra a gripe começa na próxima segunda-feira, dia 4 de abril, e vai até o dia 3 de junho.


O Paraná soma 2.123 casos de H3N2 e 118 mortes pela doença. Ao todo, Maringá registrou 63 casos e sete óbitos por complicações da doença.

GMConline

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem