Obrigar a população a usar máscaras foi um desafio. Foi preciso legislação, multa. Em Maringá, teve quem precisou pagar R$ 1000 por estar caminhando sem máscara no Parque do Ingá.
E praticamente dois anos após iniciado o status de pandemia, a liberação do uso de máscaras começa a ser oficial. Depois que o Paraná publicou um decreto nesta quarta-feira, 16, desobrigando o uso de máscaras em locais abertos, Maringá informou pelas redes sociais que vai seguir o decreto estadual. Portanto, andar em locais abertos na cidade sem máscara está liberado.
O sorriso era largo no rosto do Juan Cassiano, agora, novamente, dá para ver bem. Finalmente sem máscara.
“Acho excelente, melhor coisa que aconteceu. A máscara incomoda muito, principalmente na orelha, você fica usando e abafa a respiração. A gente usa por obrigação mesmo, eu estou achando maravilhoso”, Juan comenta empolgado.
O Carlos Peracini também estava aliviado sem máscara.
“Estamos andando sem máscara já […] é um alívio […] ficar andando com máscara também é cansativo, eu tenho problemas de respiração, então fica muito cansativo para mim. Agora é torcer para não voltar”, conta Carlos.
Mas a reportagem encontrou mais gente de máscara na rua do que sem. E mesmo sabendo da liberação, teve quem preferiu continuar usando máscara, caso da dona Clotilde Luppi.
“Por enquanto, até a gente pegar o ritmo, vamos usar um pouquinho né? […] Para se cuidar um pouquinho mais, já vacinei todas as três, mas por enquanto vou usar mais um pouquinho”, revela Clotilde.
A Edinalva Santos também estava de máscara e vai continuar usando por precaução, diz ela.
“Sim, prefiro [continuar usando] por motivo de precaução, mesmo que esteja sendo liberado, mas pode ser que haja mais um risco, por isso estou usando ainda”, declarou Edinalva Santos.
O decreto estadual libera o uso de máscara em locais abertos, mas a obrigatoriedade do uso continua em locais fechados, transporte público e dentro do comércio.
Mas essa diferenciação não foi justa na visão da empresária Gisele Almeida.
“Eu acho bom, é um alívio para a gente, porque Maringá faz muito calor, então não é fácil você vir andando a pé na rua debaixo de 40ºC e de máscara. É muito sufocante, é horrível.
Só que eu não achei interessante essa liberação, liberar na rua, em evento público, e não liberar a gente trabalhando interno. Se é pra privilegiar, privilegie todo mundo, ou não privilegie ninguém.
Por exemplo, aqui, a gente está na Avenida Brasil, está cheio de camelô. Os camelôs vão trabalhar sem máscara e eu, que sou empresária, que tenho loja, vou trabalhar 9 horas aqui dentro sufocada de máscara”, declara a empresária.
O uso de máscaras está liberado também para crianças menores de 12 anos em qualquer ambiente, conforme o decreto.
GMConline
إرسال تعليق