Mandaguari é a 29ª cidade mais transparente do Paraná, avalia Tribunal de Contas do Estado


Mandaguari atingiu o índice de 95,49% na avaliação do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). 

Com o desempenho, Mandaguari ocupa a 29ª posição no ranking entre os 399 municípios do Estado, à frente, inclusive, de cidades como Maringá (36ª) e Londrina (91ª).

 Considerando apenas os municípios que integram a Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), Mandaguari é a 1ª cidade mais transparente da região, à frente de Maringá. Os dados foram divulgados pelo TCE-PR no início deste mês. 

 “Transparência é algo extremamente importante em nossa administração: é uma forma de respeitar o munícipe, para que ele saiba exatamente tudo o que é feito com os seus impostos.

 Estamos muito felizes com o 29º lugar, que é resultado de um trabalho sério, realizado em equipe", afirma a prefeita Ivonéia Furtado. "Nossa gestão se orgulha de prestar contas corretamente e a proposta é melhorar ainda mais essa nota nas próximas avaliações do TCE”, completa a líder do Executivo. 

 AVANÇO

 Em 2020, o Portal da Transparência da gestão 2017/2020 obteve a nota 62,88% ocupando a 299ª colocação no ranking do ITP. E, em 2019, a administração 2017/2020 ocupou o 164º lugar com nota 66,91%. Na avaliação do TCE-PR foram analisadas a Transparência Ativa, Poder Executivo, Transparência Passiva, Boas Práticas e Informações Prioritárias. 

Entre os 159 itens avaliados, apenas cinco itens não foram respondidos conforme entendimento do TCE. Segundo Marta de Araújo, que gerencia e atualiza semanalmente o Portal da Transparência de Mandaguari, o “ótimo desempenho” do município é reflexo do esforço da atual gestão.

 "Garantir a Transparência das suas ações é uma das prioridades da atual gestão e é algo levado a sério pela Administração Municipal. O resultado reforça o trabalho ético e responsável desenvolvido pelos servidores municipais." 

 AVALIAÇÃO 

Em agosto de 2021, o TCE-PR iniciou a 3ª edição da avaliação dos Portais da Transparência das 399 prefeituras do Paraná, aplicando o ITP, desenvolvido pelo corpo técnico do TCE-PR. A análise do questionário, totalizando 159 itens, foi realizada por estudantes do 1º ao 5º ano do curso de Direito da Universidade Positivo, sob a orientação de servidores do TCE-PR. Hoje mais Maringá

Comente

أحدث أقدم