Obras no Contorno Norte são retomadas em duas avenidas


Depois da instalação das vigas dos oito viadutos do Contorno Norte no final do ano passado, agora o serviço está sendo realizado nos tabuleiros e cabeceiras das unidades. Segundo a Prefeitura de Maringá, o trabalho é feito na passagem da Avenida Franklin Delano Roosevelt em direção à passagem da avenida Mandacaru. 

Os tabuleiros são a parte da estrutura do viaduto, com a montagem das pré-lajes que depois serão concretadas. As cabeceiras são as beiradas dos apoios para o viaduto. O tráfego no local foi fechado em dezembro para a instalação de vigas nos oito viadutos que estão sendo duplicados. 

Foram instaladas 47 vigas com 1m70 de altura, 40 metros de comprimento e 60 toneladas cada. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), uma das vigas, do viaduto da Avenida Kakogawa, sofreu danos no momento em que estava sendo içada. 

A empresa terceirizada que presta serviços de duplicação dos viadutos está produzindo uma nova viga e deve proceder a instalação neste mês. Contudo, não haverá necessidade de novo fechamento do viaduto, conforme a prefeitura. 

 ENTREGA 

O Contorno Norte começou a ser construído em 2008 e foi inaugurado em 2014, mesmo faltando os oito viadutos, o que causou transtornos para a comunidade. Os projetos foram refeitos atendendo exigências do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a abertura da licitação (vencida pela empresa Contersolo). 

A ordem de serviço foi assinada no final de março de 2021. E, desde então, segundo a Prefeitura, o cronograma das obras está sendo cumprido. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2022. O Investimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes é de R$ 16,9 milhões, em oito viadutos. São contempladas as seguintes avenidas com duplicação dos viadutos: Mandacaru, São Judas Tadeu, Kakogawa, Tuiuti, Guaiapó, Franklin Delano Roosevelt e Américo Belay (dois viadutos). GMConline

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem