Em 2021, 2.682 migrantes ou itinerantes foram atendidos pelo Centro POP


Os pregões para a compra de passagens intermunicipal e interestadual que serão fornecidas a migrantes e itinerantes em Maringá ainda não estão abertos. 

 Mas as informações já estão publicadas no Portal da Transparência. O investimento em passagens, dos três pregões somados, chega a 247 mil 703 reais.

 É um planejamento para 2022. O número reflete o aumento de atendimentos a pessoas que estão só de passagem em Maringá. 

 A crise econômica provocada pela pandemia fez aumentar a população migrante e itinerante na cidade. Em 2021, de janeiro a outubro, o Centro POP, da Secretaria de Assistência Social (SAS), forneceu 1.142 passagens para diferentes destinos. 

 O secretário interino de Assistência Social, Josivaldo Reis, explica que o Centro POP faz uma triagem e acompanhamento antes de conceder o bilhete de viagem. 

“Ao longo do ano de 2021, o Centro POP para população nossa de rua, atendeu 2,682 pessoas, essas pessoas necessariamente não estão em Maringá, elas transitam pela cidade de Maringá, elas foram atendidas pelo Centro pop, e parte do seu projeto de vida, houveram alguns encaminhamentos […], entre janeiro e outubro foram concedidos 1,142 passagens interestadual, para outras cidades do nosso Estado, essas pessoas acessaram o Centro POP, e elas requisitaram essas passagens no sentido de que iriam para outras cidades, geralmente para o convívio familiar”, declara Reis. 

 “É importante dizer de que forma que essas pessoas solicitam essas passagens, quando elas ingressam no serviço elas passam por uma triagem, por uma entrevista, é verificado a procedência dessa pessoa e se ela manifesta o interesse de retornar para a sua cidade, é feito um contato prévio das nossas equipes técnicas de assistências sociais e psicólogos com os familiares dessa pessoa, não vai para uma outra cidade se não tiver um objetivo claro naquela cidade, e que as vezes o objetivo é em busca de trabalho”, afirma.

 “A assistente social faz essa triagem e faz o contato com as pessoas de referência da cidade de destino dessa pessoa em situação de rua, é uma vez comprovado a clara necessidade dessa pessoa se deslocar para cidade de destino é concedida a passagem”, complementa. 

 “O Centro pop, a secretaria da assistência social faz o planejamento anual no sentido de que a gente sabe que todos os anos são atendidas uma quantidade grande de pessoas e com previsão de novos atendimentos, […], a pandemia trouxe uma certa dificuldade para essa população, que tem se deslocado de outras cidades para a cidade de Maringá, por ser uma cidade com economia elevada e com qualidade de vida atraí novos contingentes populacionais de outras cidades, e temos percebido que nossos serviços tem realizado um número maior de atendimentos, […]” concluí. 

 A SAS também fornece vale-transporte urbano para que a população em vulnerabilidade social tenha acesso aos serviços de assistência social oferecidos nos centros de referência. Os pregões são na modalidade registro de preços, o que significa que os recursos não necessariamente serão utilizados. A licitação é necessária para o planejamento anual. GMConline

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem